iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

14/11 - 19:58

Sir Alex Ferguson completa 50 anos dentro do futebol

Treinador, que está no Manchester desde 1986, é o maior vencedor da história do futebol inglês

Redação iG Esporte

SÃO PAULO - Treinador do Manchester United há 22 anos, Alex Ferguson completa, nesta sexta feira, cinquenta anos dentro do futebol. O mais bem sucedido técnico da história do futebol inglês, estreou nos gramados, ainda com 16 anos, pelo Queen’s Park, uma equipe amadora, e marcou logo em sua primeira partida.

Durante a carreira como jogador, que durou 14 anos, o atacante escocês defendeu Dunfermline, Glasgow Rangers, Falkirk, onde exerceu pela primeira vez o cargo de jogador-treinador, e Ayr United, onde encerrou a carreira.

Deu início então a sua jornada como treinador ainda aos 32 anos. Com passagens rápidas por Stirlingshire e St Mirren, Ferguson teve seu primeiro grande desafio no Aberdeen, clube em que obteve sucesso, conquistando 3 dos 4 títulos nacionais da história da equipe.

Em meados de 1986, o treinador assumiu a seleção escocesa após a morte do treinador antigo. Alex comandou o time nacional durante a Copa do Mundo do mesmo ano. Ainda em 86, transferiu-se para o Manchester United, clube onde se encontra até hoje.

Com os Diabos Vermelhos, o treinador viu seu nome atingir uma enorme projeção. Durante os 22 anos e mais de 1000 partidas dirigindo a  equipe, Ferguson conquistou dez campeonatos ingleses e, em 1999, se tornou o primeiro treinador do futebol inglês a conquistar a tríplice coroa (Premier League, FA Cup e Liga dos Campeãoes).

Temido por alguns e respeitado por todos, Sir Alex Ferguson, que é o segundo homem que mais partidas comandou o United, atrás apenas de Sir Matt Busby, é conhecido por seu jeito difícil e rigidez com que lida com os jogadores, motivo pelo qual teria brigado com atletas como Beckham, van Nistelrooy e Roy Keane, que mais tarde deixaram o time.

Atritos a parte, o escocês aparece como uma das grandes figuras do esporte, sendo respeitado e admirado em todo o mundo como um Sir, cavaleiro em inglês, por sua contribuição ao futebol.


Leia mais sobre: Alex Ferguson Manchester United



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


EFE

Figura lendária
Há 50 anos no futebol, Alex Ferguson tem muitos títulos e gols acumulados na carreira

Topo