iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

14/11 - 20:22

Fluminense e Portuguesa duelam para se livrar da degola
O Tricolor está na 16ª colocação com 37 pontos, um a mais que a Lusa, que se encontra na área de risco, na 18ª posição

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - Fluminense e Portuguesa duelam neste sábado, às 18h30 (Brasília), no Maracanã, em um jogo no qual as duas equipes buscam o mesmo objetivo. Ambos precisam de um triunfo para se distanciarem da zona de rebaixamento.

O Tricolor está na 16ª colocação com 37 pontos, um a mais que a Lusa, que se encontra na área de risco, na 18ª posição. O derrotado deverá ter sérios problemas na temporada.

Além disso, os dois times buscam reagir após tropeços na rodada passada. Os cariocas perderam por 1 a 0 para o Cruzeiro, em Minas Gerais, enquanto seu adversário perdeu o clássico paulista para o São Paulo por 3 a 2.

René Simões, técnico do Fluminense, conversou com seus jogadores sobre a importância de um triunfo contra a Portuguesa, por se tratar de um concorrente direto. O treinador alertou que a rodada tem tudo para ser fundamental para o Tricolor afastar o risco de rebaixamento, mas alertou sobre a necessidade de a equipe carioca fazer a sua parte.

“A rodada começou com a derrota do Vasco, nossos concorrentes têm jogos complicados e vamos jogar em casa contra um rival direto. Se vencermos, podemos ficar em excelente situação na tabela de classificação, mas para isso será fundamental focarmos na nossa missão, que é a conquista dos três pontos. O Fluminense não pode tropeçar de forma alguma e meu grupo tem consciência disso”, afirmou René.

A expectativa da diretoria é que cerca de 30 mil tricolores estejam no Maracanã neste sábado. Para que o time não fique decepcionado ao olhar para a arquibancada, o zagueiro e capitão Luiz Alberto convocou a torcida.

“Trata-se de uma final de campeonato, de uma decisão para o Fluminense e por isso esperamos que os nossos torcedores estejam do nosso lado como estiveram ao longo de todo esse ano, nos bons e nos maus momentos. Respeitamos muito a Portuguesa, mas jogando na nossa casa dependemos desse resultado e por isso temos que usar todos os fatores a nosso favor. A torcida é um deles”, afirmou Luiz Alberto.

René já definiu a equipe que vai a campo, com duas alterações em relação à formação que foi derrotada pelo Cruzeiro. O lateral-direito Carlinhos, que recebeu o terceiro cartão amarelo diante dos mineiros, terá que cumprir suspensão. Com isso, Eduardo Ratinho fica com a vaga. A boa notícia é o aproveitamento do lateral-esquerdo Júnior César, que cumpriu suspensão em Minas Gerais. João Paulo retorna para o banco de reservas.

Pelo lado da Portuguesa, o técnico Estevam Soares acredita que o grau de dificuldade de sua equipe será muito grande e a posição na tabela de classificação não ajuda. Mesmo assim ele tem a certeza de que ninguém no clube desistiu de lutar pela permanência da Lusa na elite do futebol nacional.

“Após o jogo contra o São Paulo, que acabou brecando um pouco a nossa reação neste campeonato, conversei com os jogadores e todos ainda acreditam que podemos conseguir os pontos suficientes para escaparmos do rebaixamento. Por isso estou confiante em um resultado positivo”, declarou Estevam.

O treinador prometeu uma postura ofensiva, mas não descartou o empate como um bom resultado.

”Temos que pensar em conquistar os três pontos, pois temos boas condições para isso. Fizemos um grande jogo contra o Flamengo no Rio de Janeiro, empatamos por 2 a 2 quando poderíamos ter vencido e por isso acredito que temos que lutar para vencer. Depois dos 90 minutos, o empate pode até ser um bom resultado, mas não entramos em campo pensando nisso”, afirmou.

Para este jogo, o comandante lusitano vai fazer apenas uma alteração em relação à formação que perdeu do São Paulo. Bruno Rodrigo, que vinha jogando como líbero, fica fora por causa do terceiro cartão amarelo. Com isso Aderaldo e Gavilán disputam a posição. No caso do primeiro o esquema 3-5-2 será o escolhido. Mas se o paraguaio jogar, o 4-4-2 será adotado.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE x PORTUGUESA

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ
Data: 15 de novembro de 2008 (Sábado)
Horário: 18h30 (Brasília)
Árbitro: Antônio Hora Filho (SE)
Assistentes: Cleriston Rios (SE) e Ailton da Silva (SE)

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Eduardo Ratinho, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Fabinho, Wellington Monteiro, Arouca e Darío Conca; Everton Santos e Washington
Técnico: René Simões


PORTUGUESA: Gottardi, Aderaldo (Gavilán), Halisson e Erick; Patrício, Rai, Preto, Edno, Fellype Gabriel e Athirson; Jonas
Técnico: Estevam Soares


Leia mais sobre: Fluminense Portuguesa



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo