iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

12/11 - 12:49

Má fase de Túlio complica acesso do Vila Nova à Séria A

Atacante até perdeu pênalti em jogo importante na última rodada da Série B e saiu vaiado pela torcida

Gazeta Esportiva

GOIÂNIA - O pênalti perdido por Túlio Maravilha nesta terça-feira custou caro ao Vila Nova. Derrotado por 3 a 2 pelo Barueri em pleno Serra Dourada, o Vila deixou o grupo dos quatro melhores colocados da Série B, que garantem presença na Série A do Campeonato Brasileiro de 2009. Detalhe: faltando três rodadas para o final da competição.

O lance aconteceu aos 18 minutos do segundo tempo, após falta cometida dentro da área por Leyrielton no experiente Alex Oliveira. “Vou pegar este pênalti. Eu sei onde você bate”, disse o goleiro Renê, do Barueri. Túlio sorriu, correu e bateu por cima do gol. Passava ali, por cima do travessão, a esperança colorada de terminar a rodada no G-4 da Série B.

Para piorar, Túlio foi substituído por Johnny e deixou o campo vaiado pela torcida. Autor de 23 gols na ‘Segundona’, o artilheiro do torneio passa por um mau momento no segundo turno, e já vem sendo cobrado pela má fase da equipe. Nos 16 jogos do segundo turno da Série B, o Vila conquistou sete vitórias e dois empates, sofrendo sete derrotas – cinco delas nos últimos sete jogos.

Ao longo de todo este período, Túlio também vem caindo de rendimento, levando junto o sonho do Vila de voltar à elite. Nos últimos 15 compromissos do Vila, o veterano artilheiro marcou apenas cinco vezes, contra os 16 que fez ao longo de todo o primeiro turno da competição. Neste intervalo, o time goiano só deixou de marcar gols em dois jogos: nas derrotas para Paraná Clube (2 a 0) e para Marília (1 a 0).

E mesmo tendo perdido a vice-liderança para o Avaí (que garantiu o acesso matemático nesta terça-feira ao vencer o Brasiliense) e de estar até mesmo fora do grupo de virtuais promovidos, o Vila deve continuar contando com Túlio Maravilha no ataque – e como cobrador de pênaltis. “Ele fez outros gols de pênalti e é o cobrador do time”, resignou-se o técnico Givanildo de Oliveira, segundo o jornal Diário da Manhã.

Apesar de ter perdido o quarto lugar para o Barueri, o Vila tem uma curiosa vantagem estatística: é melhor que os paulistas no ataque e na defesa. Na frente, o time goiano contabiliza 53 gols (contra 52 do Barueri), enquanto atrás, foi vazado 50 vezes (contra 52). O GRB, de quebra, ainda perdeu o artilheiro Pedrão, autor de 13 gols e fora dos gramados até 2009 em virtude de uma cirurgia nas pernas.

Mesmo derrotado nesta terça, o Vila Nova – que tem 55 pontos – ainda tem chances de garantir sua vaga na Série A de 2009. Para isso, basta vencer Corinthians, Brasiliense e Bragantino nas três últimas rodadas e torcer por um tropeço do Barueri, que tem dois pontos a mais e enfrenta Fortaleza, América-RN e Juventude no mesmo período. O Santo André, terceiro com 61 pontos, precisa vencer o Ceará na sexta-feira para garantir o acesso à elite.

Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo