iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

11/11 - 20:13

Em situações distintas, Galo e Vasco tentam manter embalo

Time cruzmaltino soma 37 pontos e quer se distanciar da zona de rebaixamento; Atlético visa Sul-Americana

Gazeta Esportiva

BLEO HORIZONTE - Embalados por duas vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro, Atlético-MG e Vasco abrem a 35ª rodada nesta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), no Mineirão. Na tabela, o Galo está em situação mais confortável e, com 44 pontos, já selou sua permanência na Série A, além de lutar por uma vaga na Copa Sul-Americana. Já o time cruzmaltino soma 37 pontos e quer um resultado positivo para se distanciar da zona de rebaixamento.

Mais animado após bater o Vitória no domingo, os mineiros chegam a esta partida com pouco tempo de preparação. De toda forma, a equipe vem atuando bem taticamente e mostrou, em Salvador, consistência defensiva. Além disto, o Galo tem bom retrospecto no Mineirão, onde perdeu apenas os clássicos para o Cruzeiro e um jogo para o Grêmio.

Livres do rebaixamento, os donos da casa buscam agora garantir a vaga na próxima Sul-americana para tentar fechar com dignidade o ano do Centenário. Para atingir este objetivo, a equipe precisa manter a seriedade e o bom desempenho, já que é assim que vem o próximo adversário, ainda muito ameaçado pelo fantasma da Série B.

“O Vasco está em ascensão, conseguiu vitórias importantes nos últimos jogos. Temos que estudar bem o adversário e ter consciência de que, em casa, a gente pode se impor, mas sem esquecer da marcação. O time do Vasco é rápido, bem comandado e a gente vai tentar buscar mais uma grande vitória se possível com a participação efetiva da torcida, o que seria muito importante”, adverte Marcelo Oliveira, técnico atleticano.

Para enfrentar o Vasco, o Galo deve ter exatamente a formação que passou pelo Vitória, no Barradão. Afinal, mesmo sem o capitão Marcos, a defesa teve boa atuação com Welton Felipe ao lado de Leandro Almeida. Já o meia Petkovic, que pleiteou uma vaga após o último jogo, deve seguir no banco por causa da boa fase de Renan Oliveira.

Para barrar esta esperança de gols mineiros, o Vasco conta com uma arma que falhou nos últimos tempos. Grande vilã durante quase todo o Brasileiro, a defesa carioca tem dando sinais de recuperação e passou os últimos dois jogos sem sofrer gols – algo raro, já que a equipe sofreu 64 nas 32 primeiras partidas da competição.

Dentro deste quadro, um símbolo da ascensão é Jorge Luiz. Antes vaiado, o zagueiro admite a melhora, mas cobra atenção total nesta reta final de Brasileiro. “Toda a equipe foi bem no jogo contra o Santos, mas o Brasileirão ainda não acabou, faltam quatro jogos. Sabemos que vai ser complicado, mas espero que nós possamos confirmar essa boa fase nesta reta final de campeonato”, comentou o defensor.

Em relação ao time que bateu o Santos no último sábado, Renato Gaúcho não pode contar com o atacante Alex Teixeira, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Apesar do mistério feito pelo treinador, o experiente Edmundo deve voltar a ser titular para formar dupla com Leandro Amaral.

“O Alex fará muita falta ao time, pois estava dando muita velocidade para a equipe na saída para o ataque, além de ajudar na marcação. Mas já tenho o time na cabeça e vocês (jornalistas) saberão 45 minutos antes do jogo”, prometeu o técnico.

Certo é que o Vasco continua sem o zagueiro Fernando e o lateral-esquerdo Valmir, que se recuperam de lesão e só devem voltar à equipe na penúltima rodada do Brasileiro, no confronto contra o Coritiba.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X VASCO

Local:
Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 12 de novembro de 2008, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Júlio César Rodrigues Santos (ambos do RS)

ATLÉTICO-MG: Juninho; Sheslon, Welton Felipe, Leandro Almeida e César Prates; Nen, Márcio Araújo, Elton e Renan Oliveira; Marques e Castillo
Técnico: Marcelo Oliveira

VASCO: Rafael, Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Odvan; Wagner Diniz, Jonílson, Mateus, Madson e Rodrigo Antônio; Edmundo e Leandro Amaral
Técnico: Renato Gaúcho

Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo