iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

11/11 - 22:38

Barueri bate Vila Nova fora de casa e assume vaga no G-4

Com a vitória por 3 a 2, paulistam "roubam" a posição do rival na disputa para o acesso

Gazeta Esportiva

GOIÂNIA - O Barueri deu um gigante passo rumo ao acesso para a Série A de 2009 nesta terça-feira. Jogando fora de casa, o time derrotou o Vila Nova, adversário direto por uma vaga no G-4, por 3 a 2.

Aproveitando a noite ruim do atacante Túlio Maravilha, o time paulista assumiu a quarta posição.

O time do interior paulista agora tem 57 pontos, enquanto o Vila Nova permanece em franca decadência, com 55. Assim, o Barueri passa a depender apenas de seus próprios esforços para terminar a Série B do Campeonato Brasileiro entre os quatro melhores e alcançar a elite do futebol – feito já garantido por Corinthians e Barueri.

O atacante Basílio abusou do oportunismo para marcar duas vezes no Estádio Serra Dourada aproveitando falhas do setor defensivo do rival. Já o Vila Nova poderia ter feito o jogo menos difícil se o atacante Túlio Maravilha tivesse convertido um pênalti enquanto o jogo ainda estava 2 a 1.

O jogo
Vila Nova e Barueri entraram em campo já cientes de que uma vitória seria necessária para continuar na briga pelo acesso – enquanto o primeiro tempo rolava, o Avaí conquistava o acesso em Florianópolis com vitória por 1 a 0 sobre o Brasiliense. Agora, apenas duas vagas restam para serem definidas e o Santo André está bem próximo de uma delas – venceu o ABC por 4 a 2.

Por isso, os times partiram para cima e não demorou muito para o placar sair do zero. Aos 8 minutos do primeiro tempo, Val Baiano aproveitou falta cobrada da intermediária para desviar com os pés e marcar para o Barueri. A bola ainda explodiu no travessão antes de atravessa a linha.

Túlio Maravilha era a grande esperança do anfitrião e quase empatou o jogo aos 19 minutos, quando recebeu lançamento de Reinaldo e dividiu com o goleiro René. No rebote, o matador conseguiu tocar com o pé esquerdo, mas a bola foi fraca, o que possibilitou a Leandro Castan domina-la antes de morrer no fundo das redes.

Aos 29 minutos, Alex Oliveira quase marcou ao cruzar da linha de fundo, surpreendendo René. A bola fez uma curva e acertou o travessão antes de sair pela linha de fundo. O Vila Nova continua na pressão e, aos 37 minutos, novamente viu o goleiro adversário salvar, em boa finalização a queima-roupa feita por Guilherme.

A pressão do final do primeiro tempo só foi dar resultado para o anfitrião após o intervalo. Aos 3 minutos da etapa final, Marcel avançou pela esquerda e cruzou rasteiro na medida para Alex Oliveira empurrar para o gol, finalmente vencendo o goleiro René. O Vila Nova só não contava com outro rápido gol do Barueri.

Apenas seis minutos depois, mais um ‘balde de água fria’: Franciscatti bateu firme e Max fez a defesa, mas o rebote caiu nos pés de Basílio, que apenas empurrou para recolocar o Barueri em vantagem. O Vila Nova seguiu pressionando e, aos 19 minutos, Alex Oliveira foi derrubado dentro da área. Para o desespero dos torcedores presentes ao Estádio Serra Dourada, Túlio Maravilha isolou por cima do travessão na cobrança.

O time goiano acabou pagando pela grande chance desperdiçada e, aos 28 minutos, o Barueri voltou a marcar. Valença perdeu o tempo de bola na intermediária e Basílio não desperdiçou: o jogador tocou na saída de Max para fazer seu segundo gol e praticamente decretar a vitória do time paulista.

O Vila Nova ainda conseguiu diminuir a desvantagem aos 36 minutos, quando Alex Oliveira arriscou de muito longe e acertou o canto de René. AA força ofensiva do anfitrião, no entanto, não foi o suficiente para passar pela bem postada defesa do Barueri.


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo