iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

09/11 - 19:09

Grêmio vence decisão no Palestra e cola no São Paulo

Gol de Tcheco deixou o tricolor gaúcho como o time mais próximo do líder, que tem dois pontos de vantagem

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - A perseguição ao rival São Paulo continua para o Grêmio. Neste domingo, o Tricolor gaúcho manteve forte o sonho de título nacional com a vitória sobre o Palmeiras. O placar de 1 a 0, gol de Tcheco, frustrou os fãs alviverdes, que tomaram as dependências do estádio do Parque Antártica. Assista ao gol no player abaixo

O Palmeiras amargou desfalques de peso em casa. O time comandado pelo técnico Wanderley Luxemburgo entrou em campo sem duas de suas peças mais importantes: o meio-campista Diego Souza e o atacante Kléber, ambos suspensos. O Grêmio também não contou com nomes importantes na defesa, sobretudo na defesa, como Léo, Rever e Pereira.

Na escalação inicial, Luxemburgo surpreendeu e, apesar de treinar na sexta-feira no esquema 3-5-2, entrou com apenas dois zagueiros (Gustavo e Martinez). Léo Lima foi a surpresa no meio-campo para armar as jogadas ao lado de Evandro. Com três zagueiros, o Grêmio demonstrou extrema consistência defensiva.

Com a vitória, o Tricolor gaúcho assume a vice-liderança com 63 pontos, dois atrás do São Paulo. O Palmeiras segue com 61. Na próxima rodada, o Verdão terá mais um confronto contra um adversário da parte de cima da classificação: o Flamengo, no Maracanã, no domingo que vem. No mesmo dia, o Grêmio irá receber o Coritiba, no Olímpico.

Assista ao gol do Grêmio no Palestra Itália

O jogo
Como nas decisões entre Palmeiras e Grêmio nos anos 90, a partida no Palestra Itália começou tensa, pegada e até com pontapés de ambos os lados. Logo aos cinco minutos, Martinez deixou o gramado com a cabeça sangrando. Pouco depois, foi a vez de um choque duro entre Amaral e Alex Mineiro. Ambos ficaram caídos.

A marcação das duas equipes barrou os ataques até os 15 minutos. A partir daí, o Palmeiras aumentou a velocidade de seu ataque e passou a dominar as ações, com jogadas pelo lado do campo. Mas, curiosamente, as primeiras grandes oportunidades foram gaúchas. Aos 26 minutos, a zaga alviverde cochilou, Marcel recebeu de Reinaldo e, livre na área, finalizou para fora. No minuto seguinte, Souza arrematou da entrada da área e parou em Marcos.

Assim, o Grêmio passou a acreditar na capacidade de marcar um gol. Pouco antes do intervalo, mais um susto aos palmeirenses. Reinaldo recebeu passe de Rafael Carioca e mandou uma bomba. Marcos teve reflexo para desviar a bola a escanteio. A melhor chance do Verdão no primeiro tempo saiu somente em uma bola parada. Jumar bateu falta de longe e deu trabalho a Victor.

Indefinição
A etapa complementar teve o equilíbrio como sua tônica. O Palmeiras tinha maior posse de bola, mas encontrava dificuldades para furar a boa marcação do Grêmio, que priorizava o contra-ataque, esperando um erro dos donos da casa.

Com a falta de oportunidades, restou aos técnicos trabalharem e mudarem os ataques. Celso Roth colocou André Luís no lugar de Reinaldo, enquanto Wanderley Luxemburgo sacou Denilson para apostar em Jorge Preá. Na seqüência, o Palmeiras ficou mais ofensivo com a presença de Maicosuel na vaga de Jumar.

Aos 28 minutos, um lance inesperado provocou o gol de abertura em favor do Grêmio. Tcheco fez o levantamento da esquerda, a bola passou por todos os jogadores na área e entrou direta. Marcos ficou parado.

Em desvantagem, o desespero tomou conta do Palmeiras. A partir dos 30 minutos, Marcos foi para a área tentar a cabeçada em todas as faltas laterais. Luxemburgo abriu mais o time com a presença de Lenny no lugar de Pierre. Porém, o Grêmio se fechou na defesa e, mesmo com a expulsão de Jean no final, conquistou o resultado positivo fora de casa.

Leia também:


FICHA TÉCNICA (Veja como foi o jogo lance a lance)
PALMEIRAS 0 X 1 GRÊMIO


Local: Estádio Parque Antártica, em São Paulo (SP)
Data: 09 de novembro 2008, domingo
Horário: 17 horas (horário de Brasília)
Renda: R$ 761.095,00
Público: 26.025 pagantes (80 não pagantes)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Erich Bandeira (Fifa-PE)
Cartões amarelos: Martinez e Maicosuel (Palmeiras); Hélder, Amaral, Tcheco e Rafael Carioca (Grêmio)
Gols:
GRÊMIO: Tcheco, aos 28 minutos do segundo tempo.

PALMEIRAS: Marcos; Elder Granja, Gustavo, Martinez e Leandro; Jumar (Maicosuel), Pierre (Lenny), Evandro e Léo Lima; Denilson (Jorge Preá) e Alex Mineiro
Técnico: Wanderley Luxemburgo

GRÊMIO: Victor; Héverton, Jean e Amaral; Souza, William Magrão, Rafael Carioca, Tcheco e Hélder (Adilson); Marcel (Orteman) e Reinaldo (André Luís)
Técnico: Celso Roth


Leia mais sobre: Palmeiras Grêmio Brasileirão



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Agência Estado

Festa tricolor
Tcheco fez o gol do Grêmio após cruzar na área e a bola entrar direto no gol

Topo