iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

09/11 - 18:59

Coxa decepciona e só empata com o Náutico

Mesmo com o empate, o Coritiba ganha uma posição na tabela e aparece em 6º; Já o Timbu está em 17º, na zona de rebaixamento

Gazeta Esportiva

CURITIBA - O Coritiba entrou em campo disposto a apagar a má impressão deixada com a derrota para o lanterna Ipatinga em Minas. No entanto, voltou a decepcionar, desta vez diante de sua torcida, e ficou no 0 a 0 com o Náutico na tarde deste domingo, no Couto Pereira.

Com o resultado, o Coxa vai a 50 pontos e assume provisoriamente a sexta colocação do Campeonato Brasileiro. Já o Timbu, com 37, fecha a 34ª rodada na zona do rebaixamento, em 17º.

O técnico Dorival Junior desfez o mistério pouco antes do jogo e barrou Carlinhos Paraíba, em má fase, escalando João Henrique de titular. Já o Náutico, mesmo com vários desfalques, volta para Recife com um ponto importante na sua luta contra a degola.

Como já era esperado, o Coritiba começou o jogo tomando iniciativa. Nos primeiros cinco minutos de bola rolando, Ricardinho arriscou duas vezes, sem perigo. Os visitantes tentaram responder: William caiu na área e pediu pênalti, mas o árbitro mandou seguir. Logo depois, Anderson Santana cabeceou para fora.

O jogo continuou igual, com o Coxa arriscando de fora da área e o Náutico apostando em contra-ataques. Aos 15, Ricardinho fez bela jogada e bateu fraco, facilitando o trabalho do goleiro Eduardo. Já aos 22, Marlos jogou na área, Mauricio desviou e o goleiro do Timbu fez boa defesa.

Os lances não foram suficientes para convencer a torcida da casa, que começou a reclamar da falta de criatividade do time. No Náutico, o técnico Roberto Fernandes foi obrigado a fazer a primeira alteração. Anderson Santana, lesionado, saiu para a entrada de Caju.

O Coritiba seguiu com dificuldades de penetrar na defesa pernambucana e seguiu para o intervalo sob vaias. No intervalo, Dorival decidiu agir, escalando Carlinhos Paraíba no lugar de João Henrique e Henrique Dias na vaga do apagado Keirrison.

As substituições surtiram efeito, e o Coritiba voltou para o segundo tempo com um forte ritmo – a torcida veio junto e passou a incentivar o time. Henrique Dias e Marlos tentaram jogadas na frente, mas pararam na defesa da equipe alvirrubra, que respondeu com William. O meia chutou colocado, mas Vanderlei foi buscar. Em seguida, após boa jogada do ataque alviverde, Henrique Dias recebeu livre, só que chutou fraco. Eduardo defendeu.

A partir daí, porém, o jogo ficou sonolento. Emoção para a torcida apenas aos 15 minutos, quando Felipe por pouco não desviou cruzamento de Clodoaldo. Os donos da casa também chegaram: após cobrança de escanteio, Maurício tocou de cabeça por cima do gol. Aos 21, Ricardinho arriscou da esquerda, mas novamente parou em Eduardo.

O Coxa seguiu melhor. Aos 25, Marlos chutou cruzado e a bola tirou tinta do gol de Timbu. Fernandes, então, decidiu mudar o Timbu, colocando André na vaga de Clodoaldo. Dorival também resolveu mexer e despertou a ira de parte torcida ao escalar Leandro Donizete e sacar Carlinhos Paraíba, que entrara no intervalo.

Apesar das alterações, o jogo seguiu equilibrado, com as duas equipes se revezando no ataque. O Coxa passou a abusar dos cruzamentos na área, mas parava ora na zaga pernambucana ora no goleiro Eduardo. O argentino Ariel chegou até a tentar de bicicleta, mas errou por muito.

O time insistia na jogada aérea. Aos 40, Henrique Dias desviou de cabeça, mas a defesa do Náutico salvou. No minuto seguinte, após outra cobrança de escanteio, Ariel se esticou todo , mas não alcançou. O Timbu tentou responder em contra-ataques, especialmente com Felipe. No fim, Kuki chutou para fora a última chance de gol do jogo.

Os dois times voltam a campo no próximo final de semana. O Coritiba, com a vaga praticamente garantida na Copa Sul-americana, desafia o Grêmio, domingo, no estádio Olímpico. Um dia antes, o Timbu tenta sair da zona da degola ante o Cruzeiro nos Aflitos.

FICHA TÉCNICA:
CORITIBA 0 X 0 NÁUTICO
  (Veja como foi o jogo lance a lance)

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 9 de novembro de 2008, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Assistentes: Katiuscia Mayer Berger Mendonça (Fifa-ES) e Marcio Eustaquio Santiago (MG)
Cartões amarelos: Felipe (Coritiba); William (Náutico)

CORITIBA: Vanderlei; Marcos Tamandaré, Maurício, Felipe e Ricardinho; Rodrigo Mancha, Alê, Marlos e João Henrique (Carlinhos Paraíba) (Leandro Donizete); Keirrison (Henrique Dias) e Ariel
Técnico: Dorival Junior

NÁUTICO: Eduardo; Adriano, Vágner, Titi e Anderson Santana (Caju); Reinaldo, Derley, William e Clodoaldo (André); Felipe e Gilmar (Kuki)
Técnico: Roberto Fernandes


Leia mais sobre: Náutico Coritiba Brasileirão

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias