iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

08/11 - 20:40

Vasco vence o Santos e deixa zona do rebaixamento

Jogo em São Januário só foi decidido com cobrança de pênalti anotada por Edmundo no segundo tempo; assista ao gol abaixo

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - Com um gol polêmico de pênalti anotado por Edmundo, o Vasco derrotou o Santos por 1 a 0 na noite deste sábado em São Januário, e chegou aos 37 pontos, deixando a zona de rebaixamento. Apesar disso o time cruzmaltino, que venceu a segunda consecutiva na competição, pode retornar aos últimos lugares neste domingo, no complemento da rodada. O Peixe segue em má fase e, com 40 pontos, ainda não descartou completamente o risco de queda para a Série B.

Veja o gol do Vasco contra o Santos


A partida começou com um ritmo forte, com as duas equipes em busca do gol. O Vasco teve a primeira oportunidade logo aos dois minutos, quando Alex Teixeira invadiu a área pela direita, chutou cruzado e o goleiro Fábio Costa defendeu. A resposta santista veio dois minutos depois, quando Kléber Pereira arriscou de fora da área e o goleiro Rafael defendeu.

O artilheiro do Campeonato Brasileiro realmente era a opção mais perigosa de ataque do Santos, tanto que ele quase abriu o marcador aos dez minutos, quando tentou cruzar da direita, a bola pegou efeito e acertou o travessão.

Se o ataque parecia fluir bem, na defesa o Peixe contava com o sólido Fábio Costa, que salvou o time paulista numa seqüência boa do time carioca.

Aos 13, Leandro Amaral recebeu na área, chutou e o goleiro salvou com os pés. Dois minutos depois foi a vez de Fábio Costa defender dois chutes seguidos de Jorge Luiz, que recebeu na pequena área cruzamento de Wagner Diniz.

Depois disso, o ritmo da partida diminuiu um pouco, com o Vasco mais presente no campo de ataque e o Santos esperando para sair nos contra-golpes. Aos 33 minutos, Madson chutou de fora da área e Fábio Costa espalmou. Quatro minutos depois, Bida chutou cruzado da esquerda e Jorge Luiz afastou o perigo.

Como era esperado, o Vasco voltou para o segundo tempo pressionando e logo de cara teve boas oportunidades para marcar. No primeiro minuto Leandro Amaral até chegou a se livrar do goleiro, mas perdeu o ângulo e Domingos afastou o perigo. Três minutos depois, novamente Leandro Amaral chutou cruzado na rede, mas pelo lado de fora.

Acuado em seu campo, o Santos só mostrou força para reação aos sete minutos, quando Bida cruzou, Molina cabeceou e o goleiro vascaíno fez grande defesa.

Aos 27 minutos, enfim o Vasco conseguiu abrir o marcador, num lance muito polêmico. Em jogada dividida no ataque vascaíno, o árbitro Elmo Alves Resende Cunha entendeu que Domingo fez pênalti em Jonílson. Edmundo cobrou com perfeição e fez o gol cruzmaltino.

O Santos então se lançou ao ataque e por muito pouco não empatou aos 30, quando Lima chutou e Rafael fez grande defesa. Nos minutos finais, porém, o Vasco conseguiu administrar a situação, ainda mais porque Fabiano Eller, lesionado, saiu de campo deixando o Peixe, que já tinha feito as três alterações, com um homem a menos.

O Vasco volta a campo já na quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), para enfrentar o Atlético-MG no Mineirão, em Belo Horizonte. Já o Santos jogará domingo, às 19h10 (de Brasília), contra o Internacional na Vila Belmiro.

Leia também:

FICHA TÉCNICA (Veja como foi o jogo lance a lance)
VASCO 1 X 0 SANTOS

Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 8 de novembro de 2008, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Altemir Hausmann (Fifa-RS)
Renda: R$ 277.790,00
Público: 21.310 pagantes
Cartões amarelos: Alex Teixeira (Vasco) e Kléber Pereira, Rodrigo Souto, Fábio Costa e Domingos (Santos)

Gols:
VASCO: Edmundo, aos 27 minutos do segundo tempo

VASCO: Rafael, Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Odvan (Edmundo); Wagner Diniz, Jonílson, Mateus (Leandro Bonfim), Madson e Rodrigo Antônio; Alex Teixeira (André) e Leandro Amaral
Técnico: Renato Gaúcho

SANTOS: Fábio Costa, Wendel, Domingos, Fabiano Eller e Kleber; Adriano, Rodrigo Souto, Bida (Wesley) e Molina (Pará); Cuevas (Lima) e Kléber Pereira
Técnico: Márcio Fernandes


Leia mais sobre: Vasco Santos Campeonato Brasileiro

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Vipcomm/Divulgação

edmundo vasco

Goleiro para um lado...
Edmundo deslocou Fábio Costa em cobrança de pênalti, marcado após muita discussão

Topo
Contador de notícias