iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

06/11 - 12:23

Nove clubes correm risco de queda; Ipatinga quase na Série B

Ipatinga, Vasco, Figueirense, Atlético-PR, Portuguesa, Náutico, Fluminense e Santos e Galo correm risco

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Se na ponta de cima da tabela cinco times ainda lutam pela taça de campeão brasileiro da Série A em 2008 e o futebol paulista detém 77% de possibilidades de manter a hegemonia que vem desde 2004 (Palmeiras com 42% e São Paulo com 35%), na zona perigosa da competição os outros dois representantes do Estado seguem assombrados pelo temível fantasma da queda para a Série B.

Apesar da boa reação no returno sob o comando de Márcio Fernandes, o Santos, 13º colocado na tabela, ainda tem 4% de possibilidades de disputar a Série B em 2009, segundo cálculos apresentados pelo matemático Tristão Garcia em seu site, Infobola .

A pequena chance de queda, agravada com a derrota no clássico do último domingo diante do Palmeiras, em plena Vila Belmiro, não tem tirado o sono do técnico Márcio Fernandes ou dos jogadores do Peixe.

“Eu sempre falei, desde que assumi o cargo, que nosso pensamento não era fugir da queda, e sim classificar para a Sul-americana. Acredito que, com mais cinco pontos, garantiremos presença na competição”, apostou o treinador, respaldado por seu capitão, o goleiro Fábio Costa.

“Não acredito que o Santos vá brigar para não cair, até pela qualidade do futebol apresentado e pelos jogadores que temos. O que me deixa tranqüilo não são os resultados, e sim o que a gente vem apresentando nas últimas partidas”, discursou o camisa um.

Mais ameaçado do que o Santos está a Portuguesa, que voltou à elite nacional nesta temporada. O time do Canindé é o primeiro fora da zona de degola, com 36 pontos, um a mais do que o Atlético-PR. Segundo o matemático Tristão Garcia, são de 36% as chances da equipe rubro-verde retornar à Série B em 2009.

Fora da capital paulista, quatro campeões brasileiros terão de lutar muito para não repetirem o vexame pelo qual passaram Grêmio, Palmeiras, Botafogo e Corinthians recentemente. No Rio de Janeiro, a briga contra o rebaixamento será da dupla Vasco e Fluminense.

O clube de São Januário, que terá confronto direto contra o Santos neste sábado, é vice-lanterna da competição, com 34 pontos, e tem 65% de probabilidade de não estar mais na Série A na próxima temporada. O Flu, por sua vez, respirou um pouco com a vitória sobre o Figueirense, subindo para a 14ª colocação e reduzindo a “apenas” 30% a ameaça de queda.

Os outros dois campeões brasileiros que seguem ameaçados são o Atlético-PR, melhor time do pais em 2001, e o Atlético-MG, que também viveu recentemente o desprazer de disputar a Série B Nacional. O Furacão, primeiro integrante da zona de rebaixamento, tem 60% de chances de cair, mesma porcentagem do Figueirense, o 18º colocado na tabela.

O Atlético-MG, por sua vez, precisa de apenas um pouco mais de esforço para escapar da queda. Com 41 pontos, o Galo é, segundo Tristão Garcia, o time menos ameaçado dos nove que matematicamente ainda podem cair para a Série B, com apenas 3% de risco.

Outra equipe mineira, o caçula Ipatinga, para contrastar, está virtualmente fora da elite, já que acumula 97% de possibilidades de disputar a Segundona no próximo ano. Completando o grupo dos nove times que ainda lutam contra a degola está o Náutico. Atualmente em 15º lugar, o Timbu tem 45% de chances de cair para a Série B.

Veja os jogos que faltam para cada uma das nove equipes:

Atlético-MG

Santos

Fluminense

Vitória (F)

Vasco (F)

Cruzeiro (F)

Vasco (C)

Inter (C)

Portuguesa (C)

Sport (F)

Coritiba (F)

Inter (F)

Santos (C)

Atlético-MG (F)

São Paulo (F)

Grêmio (F)

Náutico (C)

Ipatinga (C)

Náutico

Portuguesa

Atlético-PR

Coritiba (F)

São Paulo (C)

Figueirense (F)

Cruzeiro (C)

Fluminense (F)

Vitória (C)

Figueirense (F)

Goiás (C)

Botafogo (F)

Atlético-PR (C)

Sport (C)

Náutico (F)

Santos (F)

Cruzeiro (F)

Flamengo (C)

Figueirense

Vasco

Ipatinga

Atlético-PR (C)

Santos (C)

Inter (F)

São Paulo (F)

Atlético-MG (F)

Sport (C)

Náutico (C)

São Paulo (C)

Palmeiras (F)

Botafogo (F)

Coritiba (F)

Grêmio (C)

inter (C)

Vitória (C)

Fluminense (F)


Leia mais sobre: Brasileirão Zona de rebaixamento



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Futura Press

Falta pouco para se salvar
O Atlético-MG é o melhor entre as nove equipes, mas ainda corre riscos de ser rebaixado

Topo