iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

04/11 - 17:46

Com crise financeira, trem bala Rio-SP pode ter de esperar Copa-2014

Obra é uma das prioridades do país para a Copa, já que pode atenuar problemas do saturado transporte aéreo

EFE

RIO DE JANEIRO - A crise financeira pode causar um atraso de até um ano no início das obras do trem bala que ligará Rio de Janeiro e São Paulo, e o projeto corre o risco de não ficar pronto antes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

O subsecretário de Transportes do Rio, Delmo Pinho, afirmou que a crise financeira mundial pode atrapalhar os planos do governo e adiar por um ano a licitação do projeto.

"Não acho despropositado dizer que esse projeto pode ser licitado para concessão em 2010. Evidentemente, as condições internacionais não são exatamente iguais às do começo do ano, e o mundo inteiro está se reprogramando", disse Pinho, segundo a "Agência Brasil".

O Governo calculou que, após a publicação da licitação, seriam necessários mais cinco anos para a conclusão da obra. Já o custo da ferrovia, inicialmente prevista para até US$ 15 bilhões, pode ser recalculado, segundo Delmo Pinho.

A obra é uma das prioridades do país para a Copa, já que pode atenuar os problemas do saturado transporte aéreo. De acordo com o projeto, o trem deve fazer o percurso de cerca de 450 quilômetros a uma velocidade de quase 300 km/h, em 1h30.


Leia mais sobre: Copa do Mundo-2014



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo