iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

04/11 - 16:56

Cinco times brigam por vaga antecipada na Liga dos Campeões

Manchester, Villarreal, Bayern, Arsenal e Juventus têm chances de garantir classificação para oitavas esta quarta

Trivela.com

SÃO PAULO - A quarta-feira tem chances de se tornar sinônimo de festa para algumas equipes na Liga dos Campeões. Manchester United, Villarreal, Bayern de Munique, Arsenal e Juventus podem garantir seus lugares nas oitavas-de-final do torneio com duas rodadas de antecedência. Tudo depende das combinações de resultados da quarta rodada da fase de grupos.

Em Turim, a Juventus quebrou a invencibilidade dos Merengues ao vencer por 2 a 1. Com o resultado, os bianconeri assumiram a ponta do grupo H com sete pontos, um a mais do que o rival. Um novo triunfo no Santiago Bernabéu dará a classificação à Juve - isto se BATE Borisov e Zenit St Petersburg empatarem. O time blanco, por sua vez, busca retomar a liderança e, de quebra, aproximar-se da classificação.

Para dar o troco no clube italiano, o Real Madrid ainda não sabe se contará com Van Nistelrooy. Embora tenha sido relacionado, o atacante não se recuperou completamente de uma lesão no joelho e pode ficar no banco de reservas. Pepe e Diarra também tentam se livrar de seus problemas físicos (coxa e joelho, respectivamente) e podem ficar fora do confronto.

A Vecchia Signora chega ao confronto com poucas dúvidas. Mellberg deve ganhar uma vaga na defesa. Já no meio-campo, Marchionni e Camoranesi brigam por uma vaga. Sissoko, Tiago e Nedved completam o setor. No ataque, Del Piero e Amauri, autores dos gols da vitória no primeiro jogo, estão confirmados.

Na Bielorrússia, BATE Borisov e Zenit São Petersburgo buscam sua primeira vitória para continuar com chances. Um novo empate deixaria as duas equipes brigarem apenas pela vaga para a Copa Uefa. Os donos da casa estão embalados pela conquista antecipada do título nacional pela terceira vez consecutiva.

Definição antecipada
O grupo E pode conhecer seus classificados para as oitavas-de-final nesta quarta-feira, com duas rodadas de antecedência. Para isso, basta que Manchester United e Villarreal (ambos com sete pontos) vençam Aalborg e Celtic (um ponto cada) fora de casa. Se isso realmente ocorrer, as partidas seguintes serviriam apenas para definir quem terminará na liderança e quem se classificará para a Copa Uefa.

Na Escócia, o Manchester United terá algumas ausências. O goleiro Van der Sar será poupado e será substituído por Foster. Gary Neville, machucado, também ficará de fora, com chances de Rafael da Silva ser escalado como titular na lateral-direita. O defensor Wes Brown, com dores no tornozelo, tenta se recuperar a tempo.

O Celtic, que perdeu por 3 a 0 em Old Trafford, precisa da vitória para manter suas chances de classificação. No entanto, os Bhoys não contarão com seus dois principais atacantes: Vennegoor of Hesselink e Samaras. Na frente, Killen também desfalca a equipe. Para completar, Crosas e Loovens são as outras baixas.

Depois de uma emocionante vitória por 6 a 3 em casa, o Villarreal tenta repetir o desempenho contra o Aalborg na Dinamarca. O treinador Manuel Pellegrini deve fazer algumas mudanças no Submarino Amarelo. Cazorla, com problemas físicos, será poupado e deve ser substituído por Matias Fernández. No meio-campo, ele deve ter a companhia de Edmílson. Cygan retorna ao miolo da zaga, enquanto Javi Venta entraria na lateral-direita. No ataque, a dúvida está entre Guille Franco e Llorente, autor de três gols no primeiro duelo com o Aalborg.

A principal novidade do time dinamarquês está em seu banco de reservas. Allan Kuhn assumiu o comando do Aalborg depois da saída de Bruce Rioch, que não resistiu à goleada em El Madrigal.

Duelo com o lanterna
O Arsenal tem uma boa chance de se garantir nos mata-matas. Os Gunners, líderes do grupo G (sete pontos), recebem o lanterna Fenerbahçe (um) no estádio Emirates. Se vencer, e o Dynamo Kiev (2º, cinco) derrotar o Porto (3º, três), a equipe inglesa se garante na próxima fase.

Contudo, o Arsenal terá vários problemas para o duelo contra os Canários Amarelos. Para começar, o time conta com apenas 15 jogadores de seu elenco principal disponíveis para o duelo. Gallas (tendão), Eboué (joelho), Adebayor (tornozelo) e Walcott (ombro), todos machucados, são as principais ausências. Por outro lado, Sagna, recuperado de uma lesão no tornozelo, deve jogar. Na Premier League, o time vem de dois resultados ruins: cedeu o empate para o Tottenham (4 a 4) quando vencia por 4 a 2 e perdeu para o Stoke (2 a 1).

O Fenerbahçe tenta esquecer a goleada de 5 a 2 sofrida para o rival em pleno Sükrü Saraçoglu para se manter vivo. Sem Alex, contundido, o treinador Luis Aragonés quebra a cabeça para montar a equipe. Há a possibilidade de Emre Belozoglu começar entre os onze, embora não esteja completamente recuperado de lesão. Kazim Kazim, Deivid e Bilgin correm por fora.

O Dynamo Kiev aposta em sua longa invencibilidade para levar a melhor sobre o Porto. O time ucraniano, que derrotou os Dragões por 1 a 0 fora de casa, não perdem desde 2 de agosto (foram 14 vitórias e quatro empates desde então). Já a equipe portuguesa vive um momento ruim. Em oitavo no campeonato nacional, o Porto perdeu por 1 a 0 para a Naval. Fucile está fora e o treinador Jesualdo Ferreira pode escalar a equipe com três atacantes: Lisandro López, Cristian Rodríguez e Tomás Costa.

Bayern em busca da vaga
Quem também pode festejar a classificação antecipada é o Bayern de Munique. Primeiro colocado do grupo F com sete pontos, o time bávaro visita a Fiorentina (3º, dois). Se vencer e o Steaua Bucareste (4º, um) não ganhar do Lyon (2º, cinco), o Bayern assegura sua presença nas oitavas.

No Allianz Arena, o Bayern ganhou da equipe viola por 3 a 0 com certa facilidade. Não será desta vez que Luca Toni enfrentará sua ex-equipe, pois o atacante ainda se recupera de uma contusão nas costas. O lateral-esquerdo Philip Lahm, também lesionado, está fora. Zé Roberto deve ser deslocado para este setor. O treinador Jürgen Klinsmann pode repetir o esquema com cinco jogadores no meio-campo, com Klose isolado no ataque.

Na Fiorentina, a novidade fica por conta do retorno de Gilardino. O atacante estava suspenso por duas partidas no Campeonato Italiano por marcar um gol com a mão. Com relação à partida contra o Siena no fim de semana, Santana, Kuzmanovic e Montolivo entram no meio-campo, com Zauri e Vargas na defesa.

Em Gerland, o Lyon recebe o Steaua Bucareste para ficar com as mãos na classificação. Uma vitória deixará os lioneses muito bem encaminhados. No OL, que venceu por 5 a 3 em uma partida emocionante na Romênia, Govou não foi relacionado, embora tenha retornado aos treinos após se recuperar de uma lesão no tornozelo. Grosso, livre de dores nas costas, ficará no banco.

Veja os jogos desta quarta-feira pela Liga dos Campeões:

Grupo E

Aalborg x Villarreal
Celtic x Manchester United

Grupo F

Fiorentina x Bayern de Munique
Lyon x Steaua Bucareste

Grupo G

Arsenal x Fenerbahçe
Dynamo Kiev x Porto

Grupo H

BATE Borisov x Zenit St. Petersburg
Real Madrid x Juventus


Leia mais sobre: Liga dos Campeões futebol europeu



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo