iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

04/11 - 19:41

Barça cede empate e desperdiça vaga adiantada; Sporting se garante

Com time misto, espanhóis não conseguem vencer Basel em casa; portugueses bateram Shakthar no sufoco

Gazeta Esportiva

BARCELONA (Espanha) - O técnico Pep Guardiola optou por colocar o Barcelona com o time misto para enfrentar o Basel nesta terça-feira e deixou escapar entre os dedos a classificação adiantada para as oitavas-de-final para da Liga dos Campeões. Em pleno Camp Nou, o time catalão ficou no 1 a 1 com os suíços e mantém a liderança do grupo C.

Já o Sporting venceu no sufoco mais uma partida contra o Shakhtar Donetsk e deu garantiu matematicamente a classificação. O time se isolou na vice-liderança do grupo, com 9 pontos, um a menos em relação ao Barcelona.

Empate frustrante
Mesmo com um time misto em campo, esperava-se que não fosse preciso muito esforço para que o Barcelona chegasse ao primeiro gol contra o Basel. Essa premissa parecia muito clara no início do jogo, quando, aos 4 minutos, Iniesta lançou para Henry e o francês bateu, mandando a bola muito próxima da meta adversária.

Aos 7 minutos, novamente Henry quase fez, em boa tabela com Bojan. Aos 20, foi a vez de Iniesta levar perigo com um de seus chutes de fora da área. Com as aproximações do brasileiro Sylvinho e a velocidade de Bojan e de Hleb pelos lados, o time catalão continuava chegando.

Aos 34 minutos, o zagueiro Pique quase marcou em cobrança de falta. No momento seguinte, Sylvinho fez longo cruzamento e Rafa Márquez desperdiçou grande chance de cabeça. No primeiro tempo, apesar do domínio do Barcelona, o Basel conseguiu manter o placar no zero.

De volta após o intervalo, a pressão seguia. Mas bastou a entrada do argentino Lionel Messi, que estava sendo poupado no banco de reservas, para o bom futebol se confirmar em gols. Aos 16 minutos, com menos de 60 segundo em campo, o craque fez boa jogada com Henry e bateu rasteiro para abrir o placar.

A entrada de Messi junto com a de Xavi deu nova dinâmica ao meio-de-campo do Barcelona e o time seguiu seguro da manutenção dos 100% de aproveitamento. Assim, baixou a pressão e acabou pagando por isso. Já aos 36 minutos da etapa final, o Basel conseguiu um gol para adiar a classificação antecipada do time na Copa dos Campeões. Derdiyok completou em boa jogada de Carlitos para calar o Camp Nou.

Nos acréscimos, Xavi quase marcou de falta, mas não foi o suficiente para o time catalão, que ainda teve a substituição de Iniesta por conta de contusão, o que pode se tornar desfalque importante para os próximos jogos.

Vitória no sufoco
O Sporting recebeu o Shakhtar Donetsk e confirmou o bom momento vencendo novamente o adversário. Nesta terça-feira, o time português fez 1 a 0 sofrido sobre os ucranianos e garantiram vaga nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões, pois, mesmo que sejam alcançados no número de pontos, levam vantagem no confronto direto sobre o Shakhtar.

Izmailov fez boa jogada girando pela direita do ataque do Sporting e passou para o português Derlei. Poucos momentos depois de sair do banco de reservas, o jogador chutou rasteiro para garantir a sofrida vitória no duelo, que contou com muitos brasileiros: Anderson Polga, Fábio Rochemback e Liédson pelo anfitrião; e Fernandinho, Jadson, Willian, Brandão e Luiz Adriano pelo visitante.


Leia mais sobre: Barcelona Sporting



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo