iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

03/11 - 14:05

Futebol paulista: 77% de chances de manter a hegemonia nacional
Nos últimos seis anos, os clubes paulistas venceram cinco títulos, com Santos (2002 e 2004), Corinthians (2005) e São Paulo (2006 e 2007)

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Os clubes paulistas estão em alta na reta final do Campeonato Brasileiro. Com as vitórias no final de semana, São Paulo e Palmeiras assumiram o comando da classificação. Portanto, deixam o futebol do estado com 77% de chances de ficar com a taça, segundo cálculo do matemático Tristão Garcia no site Infobola.

O futebol de São Paulo tem dominado no Campeonato Brasileiro nesta década. Nos últimos seis anos, os clubes paulistas venceram cinco títulos, com Santos (2002 e 2004), Corinthians (2005) e São Paulo (2006 e 2007). O intruso da seqüência foi o Cruzeiro, primeiro colocado em 2003.

Mesmo na segunda colocação, o Palmeiras ainda conta com as maiores possibilidades de ser campeão: 42%. Apesar de um ponto a frente do rival, o São Paulo vem logo atrás nas contas de Tristão Garcia, com 35%.

Com cinco rodadas para o final, o Verdão tem uma vantagem sobre o Tricolor: atua mais vezes em casa. O time do técnico Wanderley Luxemburgo faz três das últimas cinco partidas no Parque Antártica. Já o São Paulo conta com apenas dois jogos no Morumbi.

Em compensação, o caminho são-paulino até o final da competição é considerado, pelos próprios adversários, mais fácil na teoria. O bicampeão brasileiro não tem qualquer confronto direto com rivais que lutam pelo título.

Ainda por cima, o São Paulo comemora uma reação espetacular na competição porque chegou a ser descartado da briga pelo título no início do segundo turno. ”É uma sensação boa porque esse ano foi muito difícil pra gente aqui, graças a Deus a gente está conseguindo dar a volta por cima', explica o técnico Muricy Ramalho.

Já o Palmeiras será submetido a dois desafios de respeito na seqüência. No domingo, joga contra o Grêmio, terceiro colocado, no Parque Antártica. Na rodada seguinte, pega o Flamengo, quinto na classificação, no Maracanã.

No Verdão, o fundamental é que, após a vitória no clássico contra o Santos, os jogadores se mostram prontos a superar qualquer dificuldade. “Precisamos ficar preparados para sofrer pressão em todas as partidas, em nenhum jogo você fica totalmente tranqüilo”, diz o volante Martinez.

Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo