iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

03/11 - 22:30

Barça recebe “saco de pancada” para seguir 100% e antecipar vaga

Para se classificar antecipadamente às oitavas-de-final, pode ser suficiente apenas uma vitória diante do suíço Basel

Gazeta Esportiva

BARCELONA (Espanha) - Única equipe com 100% de aproveitamento na Copa dos Campeões e novo líder do Campeonato Espanhol, o Barcelona vive atualmente seu melhor momento na temporada. E pode garantir um final de ano mais feliz com uma missão teoricamente tranqüila nesta terça-feira.

Para se classificar antecipadamente às oitavas-de-final, pode ser suficiente apenas uma vitória diante do suíço Basel, a pior equipe da competição.

Para carimbarem a participação na próxima etapa do torneio, os espanhóis ainda precisarão que o Shaktar Donetsk, da Ucrânia, não vença o Sporting no mesmo horário em Portugal. De qualquer maneira, dificilmente a vaga escapa da equipe catalã com mais três pontos somados nesta quarta rodada da primeira fase.

E o que mais anima os que estarão presentes no Camp Nou é o resultado conquistado pelo time de Josep Guardiola na última partida da Champions, quando goleou por 5 a 0 na casa do Basel. O triunfo garantiu ao Barça nove pontos, na liderança do grupo C, e manteve os suíços sem nenhum ponto, na lanterna.

Diante do retrospecto, o cenário na Espanha é de nova goleada, mas o treinador azul-grená trata de acalmar os ânimos. “Não seria a primeira vez em minha carreira no Barcelona que, quando as pessoas dão a nossa vitória como certeza, o time perde”, alerta Guardiola, que fez história como volante do time.

“Trabalhamos muito para atingir o nível que estamos, mas isso pode desaparecer em um instante. Estamos indo bem, estou feliz, mas você se vence a Copa dos Campeões e o Espanhol em novembro. Quero concentração total e a mesma atitude a cada jogo”, continua o substituto do técnico Frank Rijkaard nesta temporada.

Para enfrentar o adversário da Basiléia, o único desfalque é o lateral-esquerdo francês Abidal, que terá Cáceres como seu substituto. O restante do time terá os melhores à disposição de Guardiola, todos com o pensamento de encarar a partida como uma grande decisão. Um excesso de importância que gera até bom humor entre os suíços.

Com a necessidade de vencer os três jogos que lhe resta para seguir sonhando com as oitavas-de-final, o técnico Christian Gross, do Basel, até compara sua situação com a pressão no Barça. “Como nós, eles estão pressionado para vencer qualquer jogo, marcar muitos gols, e sempre ganhar troféus. É pura pressão”, brinca, otimista quando fala sério sobre o jogo. “Se não sofrermos gols muito cedo e detivermos a posse de bola, podemos fazer algo magnífico no Camp Nou”.

Decisão em Portugal – Também às 17h45, o Sporting tem grande chance de dar um passo enorme em sua luta para estar nas oitavas-de-final da Copa dos Campeões. Depois de surpreender o Shakhtar Donetsk na Ucrânia na última rodada, os portugueses assumiram o segundo lugar do grupo C, com seis pontos. E enfrentam o mesmo Shakthar em Lisboa.

Se somar três pontos, o time que tem como esperança o atacante brasileiro Liedson não só classifica o Barcelona, caso os espanhóis vençam o Basel, como dependerão apenas de mais um empate nas duas rodadas restantes para seguir na Champions. Para os ucranianos, o duelo o jogo é decisivo para se manter na briga.


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo