iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

01/11 - 20:38

Flamengo vacila, empata com a Lusa e segue fora do G-4

Jogando no Maracanã, os cariocas saíram na frente logo no início do jogo, mas cederam a virada à Portuguesa. No final, Maxi empatou para o Fla, que segue em 5º lugar

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - O Flamengo perdeu uma excelente oportunidade para assumir a liderança do Campeonato Brasileiro, mesmo que de forma provisória, neste sábado, quando recebeu a Portuguesa no Maracanã, pela 33ª rodada, e não conseguiu nada mais do que um empate por 2 a 2.

Com o resultado, os flamenguistas, que tiveram seus gols marcados por Fábio Luciano e Maxi, chegaram aos 57 pontose continuam fora da zona de classificação para a Copa Libertadores. Jonas e Athirson balançaram as redes para a Lusa, que tem 36 pontos, ainda próxima da zona de rebaixamento.

Veja os gols da partida:


Assista também aos melhores momentos do jogo

Incentivado pela sua torcida o Flamengo se lançou ao ataque e abriu o marcador logo aos cinco minutos. Jaílton fez grande jogada pela direita, cruzou e Fábio Luciano acertou um belo voleio, vencendo o goleiro Gottardi. A vantagem do time carioca fez o jogo ficar morno, já que os flamenguistas passavam a atacar com mais tranqüilidade, enquanto a Lusa, mesmo em desvantagem, não mudava a postura defensiva.

Para se ter uma idéia de como o ritmo do jogo caiu, outro lance de perigo só aconteceu aos 19 minutos, quando Ibson cruzou e Obina chegou atrasado na hora de cabecear. Extremamente recuada, a Portuguesa só veio a assustar aos 21 minutos, em um chute de Rai, que saiu à esquerda do goleiro Bruno.

Sentindo que poderia adiantar um pouco a sua linha de marcação, a Portuguesa passou a ensaiar bons ataques depois dos 30 minutos, mas só assustou realmente aos 37, quando Patrício cruzou, Athirson dominou e chutou para boa defesa do goleiro rubro-negro. Cinco minutos depois, Preto cruzou rasteiro e Athirson escorou sobre o gol.

Com o time mais recuado, a torcida do Flamengo protestou e a equipe voltou a ficar mais ligada em campo, tendo boa chance aos 44 minutos, em uma cobrança de falta de Marcelinho Paraíba, que Gottardi defendeu com dificuldade.

Disposto a tornar o Flamengo mais ofensivo, o técnico Caio Júnior tirou, no intervalo, o volante Kléberson e colocou o atacante chileno Fierro em campo, atendendo a um pedido da torcida. A tática até pareceu dar certo porque aos três minutos o time quase ampliou, em um chute de Juan defendido por Gottardi.

Porém, logo depois, a Portuguesa tomou as ações do jogo e de tanto insistir chegou ao empate aos oito minutos. Preto rolou na área para Jonas, que chutou com precisão no canto esquerdo do goleiro. O gol deixou o Rubro-Negro atordoado e a virada da Lusa veio sete minutos depois. Patrício cruzou da direita e Athirson cabeceou no canto esquerdo de Bruno, que nada pôde fazer no lance.

Em desvantagem o Flamengo se lançou de forma desesperada ao ataque e criou boas oportunidades. Aos 26 minutos, Maxi cruzou, a zaga afastou e Juan pegou de primeira sobre o gol. Dois minutos depois, foi a vez de Ibson chutar de fora da área e exigir grande defesa de Gottardi.

A pressão do Flamengo surtiu efeito aos 38 minutos, quando Éverton cruzou, Maxi cabeceou no travessão, mas pegou rebote e, também de cabeça escorou para o fundo da rede. Após o gol os jogadores flamenguistas tentaram pegar a bola do gol e foram impedidos pelos atletas lusos. Na confusão o árbitro Heber Roberto Lopes expulsou Obina e Patrício. Depois disso o Flamengo tentou a vitória na base do desespero, mas o placar terminou mesmo empatado.

A Portuguesa volta a campo no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), quando recebe o São Paulo no Canindé, na capital paulista. No domingo, às 19h10 (de Brasília), o Flamengo faz o clássico carioca da rodada contra o Botafogo, novamente no Maracanã.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 2 PORTUGUESA  (Veja como foi o jogo lance a lance)

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de novembro de 2008 (Sábado)
Horário: 18h30min(de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Aparecido Donizetti (PR) e José Carlos Dias (PR) 
Cartões amarelos: Éverton e Maxi (Flamengo) e Bruno Rodrigo e Preto (Portuguesa)
Cartões vermelhos: Obina (Flamengo) e Patrício (Portuguesa)

Gols: FLAMENGO: Fábio Luciano, aos cinco minutos do primeiro tempo, e Maxi aos 38 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Jonas, aos oito, e Athirson, aos 15 minutos do segundo tempo

FLAMENGO: Bruno, Jaílton (Maxi), Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Toró, Kléberson (Fierro), Ibson e Juan; Marcelinho Paraíba (Éverton) e Obina
Técnico: Caio Júnior

PORTUGUESA: Gottardi, Ediglê (Halisson), Bruno Rodrigo e Erick; Patrício, Gavilán, Preto (Dias), Edno, Rai e Athirson; Jonas (Éverton)
Técnico: Estevam Soares


Leia mais sobre: Flamengo Portuguesa Brasileirão



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

Empate brigado
Fla saiu na frente, Lusa virou, e o rubro-negro foi buscar o empate em lance que gerou confusão

Topo