iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

31/10 - 21:41, atualizada às 12:47 01/11

De olho na liderança, Flamengo recebe uma embalada Portuguesa
Sensação nas primeiras partidas da competição, os cariocas ocuparam o primeiro lugar pela última vez há 20 rodadas

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - Depois de um longo período, o Flamengo pode voltar a sentir o gostinho da liderança do Brasileiro novamente. Com 56 pontos, três a menos de Grêmio e São Paulo, que só entram em campo no domingo, o Rubro-Negro pode assumir a ponta provisoriamente caso vença a Portuguesa, neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã.

Sensação nas primeiras partidas da competição, os cariocas ocuparam o primeiro lugar pela última vez há 20 rodadas. E terão neste fim-de-semana uma tarefa complicada. A Lusa, dona do 14º lugar com 35 pontos, está embalada por uma seqüência invicta de quatro jogos e pela vitória sobre o Ipatinga que a tirou da zona de rebaixamento.

O Flamengo, contudo, vive boa fase, sem perder há três jogos. E a possibilidade de voltar a liderar fez com que Caio Júnior tente manter seu grupo concentrado apenas na partida deste sábado. A preocupação é não deixar que o foco esteja no clássico da próxima rodada, contra o Botafogo.

“Primeiro temos de pensar na Portuguesa. Não adianta pensar no Botafogo sem passar pela Portuguesa. Em casa já tivemos alguns tropeços e temos que evitar que se repitam. Vamos pensar em um jogo de cada vez”, comentou o comandante rubro-negro, ainda em alerta com as derrotas no Maracanã diante de São Paulo, Vitória, Cruzeiro e Atlético-MG.

O discurso cauteloso, no entanto, não esconde a satisfação de Caio Júnior com as últimas atuações da equipe. Tanto que mudanças radicais estão descartadas para este sábado. O atacante Marcelinho Paraíba, que reclamou de ter sido substituído no empate sem gols contra o Vitória, está mantido ao lado de Obina.

“Estou sendo substituído todo o jogo, mas esta é uma decisão do treinador. Tenho que respeitá-lo e também respeitar o jogador que está entrando”, afirmou Marcelinho, tentando fugir de polêmica com o treinador que já enfrentou insatisfação similar de Ibson e Kléberson.

Sem problemas disciplinares para administrar, a Portuguesa só pensa em manter o embalo. A seqüência positiva afastou o clube da zona de rebaixamento e a meta é aumentar a distância para, enfim, poder sonhar com uma vaga na Sul-americana. Estevam Soares, no entanto, mantém os pés no chão e relembra que a Série B ainda não está descartada.

“Nossa equipe melhorou muito, mas ainda está aquém do esperado. Nós ainda perdemos muitas bolas na frente, mas acho que a garra e o espírito de luta do time são muito importantes”, ressaltou o técnico, ávido por ver seu time finalmente melhorar o aproveitamento de apenas 10% dos pontos disputados como visitante.

“Sabemos da qualidade do adversário e das dificuldades que teremos, mas conversei com o grupo e agora é hora de mostrar personalidade, ter força e dar o melhor para buscar os pontos fora de casa”, pregou o comandante rubro-verde.

E o torcedor só vai saber quem terá a missão de arrancar ao menos um ponto no Maracanã minutos antes da partida, já que a Lusa faz mistério. O time não terá o herói da vitória sobre o Ipatinga, o meia Fellype Gabriel, que assinalou os dois gols mas está impedido de atuar por ainda estar vinculado ao Flamengo. O mais provável é a entrada de Héverton. Quem também entra na equipe é o lateral-direito Patrício, recuperado de lesão no joelho direito.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X PORTUGUESA


Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de novembro de 2008, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Aparecido Donizetti e José Carlos Dias (ambos do PR)

FLAMENGO: Bruno; Jaílton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Toró, Kléberson , Ibson e Juan; Marcelinho Paraíba e Obina
Técnico: Caio Júnior

PORTUGUESA: Gottardi; Ediglê, Bruno Rodrigo e Erick; Patrício, Gavilán, Preto, Héverton e Athirson; Edno e Jonas
Técnico: Estevam Soares


Leia mais sobre: Flamengo Portuguesa Brasileirão



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Futura Press

Boa fase
Caio Júnior entende que Flamengo está bem o suficiente para não precisar de mudanças

Topo