iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

31/10 - 14:21

Botafogo já admite priorizar Copa Sul-Americana
Para entrar no G-4, Alvinegro precisaria vencer os seis jogos restantes e torcer por uma combinação de resultados

 

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - A derrota de 2 a 1 para o São Paulo na noite de quarta-feira reduziu consideravelmente as chances de o Botafogo conquistar uma vaga na próxima Copa Libertadores da América. Para ir ao torneio continental, que não disputa de 1996, o Alvinegro precisaria vencer os seis jogos restantes no Campeonato Brasileiro e ainda torcer por uma combinação de resultados.

Diante deste cenário, a diretoria e a comissão técnica decidiram priorizar a Copa Sul-americana, que ainda pode render um título ao time em 2008. Pela competição, o Bota fará o jogo de volta das quartas-de-final na próxima quarta-feira, quando recebe o Estudiantes, às 21h50 (horário de Brasília), no Engenhão. Como perdeu na Argentina por 2 a 0, os botafoguenses terão que devolver o placar para forçar a disputa de pênaltis, ou ganhar por três ou mais gols de diferença para se classificar.

“Não escondemos de ninguém que a prioridade do Botafogo é conquistar um título nesta temporada, e no Campeonato Brasileiro isso não será mais possível. Por isso, vamos em busca da volta olímpica na Copa Sul-americana, onde dependemos apenas das nossas próprias forças e vamos jogar em casa”, afirmou Ney Franco.

O treinador não escondeu que, a partir de agora, os atletas serão preservados sempre que existir necessidade para os confrontos pela competição sul-americana. “Na dúvida, com o nosso departamento médico dando a entender que será necessário escolher e preservar, vamos optar pela Copa Sul-Americana. Isso não significa que vamos deixar o Campeonato Brasileiro de lado. Mas temos que ter prioridades”, disse o técnico.

A própria diretoria do Botafogo já vinha dando sinais de que existia a necessidade de se priorizar uma das duas competições. Carlos Augusto Montenegro, colaborador do departamento de futebol e ex-presidente da equipe, chegou a tocar no assunto após a derrota para o Estudiantes.

“Também foi assim no ano passado. Chega nesta época do ano e o Botafogo acaba entregando o ouro. Não sei se erramos por não priorizar uma das duas competições”, disse Montenegro na ocasião.

A prioridade para a Sul-americana já será sentida neste domingo, quando o time entra em campo para medir forças com o Atlético-MG, às 17 horas, no Mineirão. Os jogadores que reclamarem de dores musculares serão preservados para a partida contra o Estudiantes. O meia Lucio Flavio, que se recupera de um estiramento muscular na coxa esquerda, sequer vai viajar com a delegação.

Além disso, o lateral-direito Alessandro também não vai poder atuar por causa do terceiro cartão amarelo recebido diante do São Paulo – Thiaguinho vai jogar no setor. O lateral-esquerdo Triguinho e o meia Carlos Alberto retornam de suspensão. O elenco treina nesta manhã de sábado, quando o time será definido, e, em seguida, a delegação viaja para Minas Gerais.


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo