iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

28/10 - 20:20

Diante do lanterna, Lusa tenta manter Canindé como diferencial

Confronto contra o Ipatinga, adversário direto contra o rebaixamento, é decisivo

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Animada pela seqüência invicta de três jogos, a Portuguesa tem novamente o Canindé como arma para fugir da Série B. Às 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira, a equipe tenta sair novamente da zona de rebaixamento quando recebe o lanterna Ipatinga.

Mais uma chance de mostrar a razão de ser a melhor em casa dentre os sete últimos colocados.

De todos os times que lutam para não cair, nenhum foi tão bem em seus domínios como a Lusa. Descontando os dois jogos que mandou fora do Canindé – empatou por 1 a 1 com o Palmeiras no Pacaembu e perdeu por 1 a 0 para o Vasco em Santa Bárbara D’Oeste –, o aproveitamento rubro-verde é de 67% dos 39 pontos disputados. Porcentagem superior as de Fluminense, Figueirense, Náutico, Atlético-PR, Vasco e Ipatinga.

Para aumentar o ânimo português, os mineiros são os piores dentre os 20 que disputam a primeira divisão tanto na tabela quanto atuando como visitante. Os donos da última posição são os únicos que não sabem o que é vencer na casa do adversário. Longe do Ipatingão, foram apenas quatro pontos em 45 disputados – aproveitamento menor a 9%.

Com os números a favor, os paulistas querem provar em campo que o seu estádio é um ‘caldeirão’ que afastará o perigo de voltar à Série B. Em 17º lugar com 32 pontos, o time de Estevam Soares tem chances de deixar a faixa da degola com uma vitória e o elenco está otimista mesmo com o desfalque de Patrício.

O lateral-direito foi vetado por lesão no ligamento do joelho direito, mas será a única ausência no time que ganhou os reforços de Preto e Rai, que não jogaram por estarem suspensos no empate por 1 a 1 com o Náutico no último sábado. Os dois voltam como titulares no meio-campo ao lado de Fellype Gabriel.

A dúvida lusitana está na camisa 2. Wilton Goiano, reserva imediato na posição, está recuperado de contusão e é o provável escolhido. Contudo, o volante Gavilán também está cotado, caso o técnico opte por uma formação mais cautelosa com a velocidade dos atacantes quadricolores. Com o paraguaio, o esquema passa para o 4-4-2, com Erick na cabeça-de-área e Athirson recuado para a lateral.

Seja qual for a escolha de Estevam, a meta rubro-verde é não deixar o desânimo voltar com um inesperado tropeço em casa. “Esse é mais um jogo importantíssimo em que temos que matar o adversário para sair dessa situação difícil. Tenho certeza que, com a ajuda do nosso torcedor, vamos conseguir essa vitória”, aposta Preto.

Em busca de esperanças para continuar na Série A, o Ipatinga terá nesta quarta-feira a estréia do técnico Enderson Moreira, substituto de Márcio Bittencourt. E a novidade tem como primeira missão resgatar a motivação de uma equipe que não sabe o que é vencer há quatro partidas.

Dono de somente 28 pontos em 31 rodadas, o último colocado do Brasileirão ainda terá de superar dois importantes desfalques. O zagueiro Henrique, suspenso, e o atacante Adeilson, machucado, estão fora do duelo no Canindé. Como não teve muito tempo para treinar, Enderson deve manter a estrutura tática de seu sucessor. Com isso, Patrick e Léo Oliveira disputam a posição na defesa, enquanto Pablo Escobar é o provável escolhido no ataque.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA X IPATINGA

Local:
Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 29 de outubro de 2008, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Adson Marcio Lopes Leal (BA)

PORTUGUESA: Gottardi; Ediglê, Bruno Rodrigo e Erick; Wilton Goiano (Gavilán), Rai, Preto, Fellype Gabriel e Athirson; Edno e Washington
Técnico: Estevam Soares

IPATINGA: Fernando; Márcio Gabriel, Patrick (Léo Oliveira), Gian e Beto; Júlio, Xaves, Augusto Recife e Leandro Salino; Ferreira e Pablo Escobar
Técnico: Enderson Moreira


Leia mais sobre: Portuguesa Ipatinga



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo