iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

25/10 - 18:02

Fluminense vence e tira Palmeiras do G-4 após 14 rodadas

Com três gols marcados no primeiro tempo, tricolor carioca superou atuação apática do alviverde paulista

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - O Palmeiras teve uma atuação irreconhecível diante do Fluminense, no Maracanã, e ficou mais longe da briga pelo título brasileiro. Diante de um adversário que luta para escapar do rebaixamento, o atual campeão paulista assistiu o rival jogar com tranqüilidade principalmente no primeiro tempo e acabou derrotado por 3 a 0 neste sábado.

Veja os gols de Fluminense 3 x 0 Palmeiras

Agora, a desvantagem palmeirense em relação ao Grêmio sobe para quatro pontos. Além disso, o Palmeiras, em quinto lugar, com 55 pontos, deixa a zona de classificação da Copa Libertadores após 14 rodadas. O Fluminense, com 34 pontos, abandona a área da degola e encerra com um tabu de dez partidas (ou oito anos) sem vitória ante o Verdão.

Desta vez, a tática do técnico Vanderlei Luxemburgo de escalar o volante Martinez na zaga foi ineficiente, tanto que o jogador acabou substituído ainda na etapa inicial. Uma seqüência de falhas da retaguarda foram responsáveis pelos gols do Fluminense.

O Palmeiras volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro na quarta-feira e busca a reabilitação diante do Goiás, no Parque Antártica. Um dia depois, o Fluminense visita o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli.

O jogo
O intenso calor foi responsável por uma partida arrastada nos minutos iniciais. O Palmeiras entrou em campo com Sandro Silva na lateral-direita e insistia nas jogadas justamente pelo setor improvisado. Já o Fluminense priorizava suas investidas sobre o centroavante Washington.

Aos 14 minutos, os donos da casa alcançaram a vantagem em um lance polêmico. Carlinhos cobrou falta da direita em direção a Washington, que esticou o braço para desviar com mão, mas a bola passou pelo centroavante e entrou sem qualquer desvio nas redes de Marcos. Revoltados, os palmeirenses partiram para cima do assistente Alessandro de Matos. O gol, para desespero alviverde, acabou confirmado.

Com 28 minutos, o árbitro Sérgio da Silva Carvalho percebeu que a alta temperatura desgastava os atletas. Portanto, permitiu alguns instantes para hidratação. Na volta, o Fluminense imprimiu um ritmo forte. Aos 35 minutos, Conca bateu falta com precisão e obrigou grande defesa de Marcos.

No minuto seguinte, a situação ficou delicada para o Palmeiras com o segundo gol do Fluminense em um momento de terrível infelicidade da retaguarda paulista. Everton Santos chutou cruzado, Martinez tentou tirar e acertou Maurício, seu companheiro de zaga. A bola morreu no fundo das redes de Marcos. Imediatamente, Luxemburgo mudou sua equipe: Denílson entrou no lugar de Martinez.

Só que o Verdão estava totalmente apático. E o Fluminense aproveitou. Aos 40 minutos, o Palmeiras assistiu a uma bela troca de passes dos donos da casa. O lance acabou em Júnior César, que fuzilou Marcos e enlouqueceu os torcedores no Maracanã.

Fatura definida
No segundo tempo, com Fabinho Capixaba no lugar de Jumar, o Palmeiras mudou sua atitude no gramado e melhorou um pouco. Aos 15 minutos, Kléber desperdiçou uma chance preciosa: ele saiu na cara do gol e parou em ótima intervenção de Fernando Henrique.

Sem grandes opções no banco, Luxemburgo fez a última tentativa de mudar o panorama com a presença de Maicosuel no lugar de Alex Mineiro. Bem armado, o Fluminense continuou, porém, firme na defesa e garantiu três pontos fundamentais no Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA (Veja como foi o jogo lance a lance)
FLUMINENSE 3 x 0 PALMEIRAS

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25 de outubro de 2008, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Renda: R$ 421.435,00
Público: 31.973 pagantes (34.032 presentes)
Árbitro:
Sérgio da Silva Carvalho (DF)
Assistentes: Milton Otaviano dos Santos (Fifa-RN) e Alessandro de Matos (Fifa-BA)
Cartões amarelos: Fabinho e Luiz Alberto (Fluminense); Sandro Silva, Martinez e Gustavo (Palmeiras)
Gols:
FLUMINENSE: Carlinhos, aos 14, Maurício (contra), aos 35, e Júnior César, aos 39 minutos do primeiro tempo.

FLUMINENSE: Fernando Henrique; Carlinhos (Eduardo Ratinho), Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Fabinho (Ygor), Wellington Monteiro, Arouca (Davi) e Darío Conca; Everton Santos e Washington
Técnico: René Simões

PALMEIRAS: Marcos; Gustavo, Maurício e Martinez (Denílson); Jumar (Fabinho Capixaba), Sandro Silva, Pierre, Evandro e Leandro; Kléber e Alex Mineiro (Maicosuel)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Charge iG Esporte
Milton Trajano
Amigos 40º - Por Milton Trajano


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Futura Press

Marcos só foi buscar...
Irreconhecível, o Palmeiras apenas assistiu o Fluminense balançar as redes do Maracanã

Topo