iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

25/10 - 18:17

Botafogo afunda Ipatinga e ainda aspira Libertadores

Fogão deixa os problemas fora de campo e consegue importante vitória por 3 a 0 fora de casa

Gazeta Esportiva


IPATINGA - Mesmo tendo vivido uma semana conturbada, com troca de acusações entre dirigentes e jogadores, o Botafogo derrotou o Ipatinga por 3 a 0 na tarde deste sábado, no Estádio Ipatingão, e amenizou um pouco a crise. Além disso, com 49 pontos, o Glorioso segue sonhando com a vaga na próxima Copa Libertadores.

Leandro Guerreiro, Diguinho e Thiaguinho marcaram os gols. Com o resultado a situação do Tigre mineiro ficou ainda mais desesperadora, pois ele segue na lanterna, com apenas 28 pontos. Ao longo dos dois tempos o jogo foi paralisado uma vez para que os jogadores pudessem se refrescar devido ao forte calor.

O primeiro tempo foi todo do Botafogo. E olha que o Alvinegro nem precisou impor um ritmo forte para abrir o marcador aos dez minutos, quando Leandro Guerreiro avançou pelo meio, mandou a bomba e a bola, com efeito, enganou o goleiro Fernando.

A desvantagem fez o Ipatinga se lançar ao ataque, mas o time mineiro tinha pouco poder de penetração. Mesmo assim assustou num chute de Adeílson, aos 13, que Renan salvou com os pés, e numa cabeçada do mesmo atacante, seis minutos depois, que novamente foi neutralizada pelo arqueiro alvinegro.

Melhor em campo o Botafogo chegou ao segundo gol aos 21 minutos. Carlos Alberto cobrou escanteio, a bola bateu em Wellington Paulista, a zaga afastou para o meio da área e Diguinho chutou sem chances para Fernando.

A partir daí o que se viu foi o time mineiro mais presente no ataque. Tanto que quase descontou aos 30 minutos. Xaves chutou cruzado, Leandro Guerreiro salvou, Adeílson pegou rebote e Renan defendeu; por fim, a bola sobrou novamente para Adeílson chutar e Édson salvar em cima da linha.

Se o Ipatinga teve essa oportunidade o Botafogo cansou de perder chances claras em contra-ataques no fim da primeira etapa. Aos 32 minutos Wellington Paulista penetrou livre e tentou deslocar Fernando, que fez grande defesa. Aos 41 novamente Fernando voltou a salvar sua equipe num chute forte de Carlos Alberto. O camisa 1 do Ipatinga ainda evitou um gol de Jorge Henrique, que chutou de dentro da grande área no minuto final.

Como já era de se esperar, o Ipatinga voltou para o segundo tempo mais presente no campo de ataque. Com as entradas do meia boliviano Pablo Escobar e do atacante Kempes, o técnico Márcio Bittencourt desfez o esquema com quatro volantes. Mas a medida deu pouco certo, pois apesar do domínio territorial, os mineiros tinham pouco poder de penetração.

Melhor para o Botafogo, que passou a congestionar mais o meio-de-campo, mas sem abdicar de ser perigoso nos contra-ataques. Em dois deles o time quase ampliou. Aos 11 minutos Wellington Paulista cruzou, Alessandro ajeitou, mas Jorge Henrique chegou atrasado na hora de colocar a bola para o fundo da rede. Três minutos depois Carlos Alberto chutou de fora da área e Fernando defendeu.

Depois deste lance, o ritmo do jogo caiu assustadoramente. O forte calor inibia as equipes de forçarem o ritmo, tanto que a torcida só voltou a se levantar aos 36 minutos, quando Kempes chutou cruzado e Renan defendeu com dificuldade. A resposta botafoguense veio dois minutos depois, num chute de Thiaguinho sobre o gol.

Aos 45 minutos o Botafogo encontrou tempo de ampliar. Wellington Paulista recebeu na área e ajeitou para o chute certeiro de Thiaguinho, que definiu o marcador.

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira. O Ipatinga visita a Portuguesa no Canindé, às 19h30 (Brasília). Mais tarde, às 21h50, o Botafogo recebe o São Paulo no Estádio Olímpico João Havelange.


FICHA TÉCNICA
IPATINGA 0 X 3 BOTAFOGO (Veja como foi lance a lance)


Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 25 de outubro de 2008 (Sábado)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Assistentes: Katiuscia Mendonça (Fifa-ES) e Fabiano Ramires (ES)
Cartões amarelos: Júlio e Adeílson (Ipatinga) e Triguinho, Carlos Alberto e Alessandro (Botafogo)
Gols: BOTAFOGO: Leandro Guerreiro aos 10 e Diguinho aos 21 minutos do 1º Tempo e Thiaguinho aos 45 minutos do 2º Tempo

IPATINGA: Fernando, Márcio Gabriel, Henrique, Gian e Beto (Gilsinho); Júlio, Xaves (Pablo Escobar), Augusto Recife e Leandro Salino; Ferreira (Kempes) e Adeílson
Técnico: Márcio Bittencourt

BOTAFOGO: Renan, Alessandro, Renato Silva, Édson e Triguinho (Zé Carlos); Leandro Guerreiro, Túlio (Thiaguinho), Diguinho (Émerson) e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Wellington Paulista
Técnico: Ney Franco


Leia mais sobre: Botafogo Ipatinga Campeonato Brasileiro



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo