iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

24/10 - 10:31

Vadão usa exemplo bugrino para motivar São Caetano

São Caetano tem apenas 1% de chance de subir para a série A, com 43 pontos, na décima colocação

Gazeta Esportiva

SÃO CAETANO - O São Caetano tem poucas chances de voltar a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro em 2009. Na Série B, o time é apenas o décimo colocado, contabilizando 43 pontos – a oito do Barueri, que ocupa atualmente o quarto lugar, fechando o grupo dos virtuais promovidos à elite nacional do ano que vem.

No entanto, para o Azulão, a chance de subir ainda existe, e anima o técnico Oswaldo Alvarez. Segundo Vadão, a situação do time do ABC Paulista é semelhante à do Guarani (que ele também comandava) no Campeonato Brasileiro de 1997. O time de Campinas corria o risco de cair para a Série B, mas conseguiu escapar com uma arrancada nas últimas rodadas.

“A queda já era vista por todos como certa. Tínhamos de somar o maior número de pontos. Disse aos jogadores que confiassem neles mesmos, que a gente tinha de vencer e que outros teriam de perder. Empatamos os dois primeiros, vencemos os últimos três e fugimos do rebaixamento”, lembrou Vadão, de acordo com o site da Federação Paulista de Futebol.

Na ocasião, o Bugre ficou no 1 a 1 com o Sport e no 0 a 0 com o Juventude, em jogos no Brinco de Ouro. Praticamente condenada, a equipe conseguiu uma incrível reação nos três últimos jogos, vencendo Grêmio (4 a 1 no Olímpico), União São João (1 a 0 no Hermínio Ometto) e Vasco (3 a 2, novamente em Campinas). Com isso, terminou a primeira fase com 28 pontos, rebaixando Bahia, Criciúma, Fluminense e União São João.

Passados mais de dez anos do feito bugrino, Vadão tem mais um desafio pela frente: aproveitar as pequenas chances – de apenas 1% – de colocar o Azulão novamente na primeira divisão. Com sete jogos pela frente, o treinador espera que o São Caetano consiga um aproveitamento melhor que o de 46% dos pontos disputados até aqui, surpreendendo os concorrentes que estão em melhores posições na tabela de classificação.

“O mesmo que disse aos jogadores do Guarani naquela época digo para os do São Caetano”, afirmou Vadão. “É importante vencer para mantermos nossas chances, pois ainda temos 21 pontos em disputa”, completou o treinador, cujo time enfrentará o Bahia neste sábado. O jogo acontece no Anacleto Campanella e marcará o retorno dos zagueiros Leonardo e Marco Aurélio, que cumpriram suspensão na última rodada.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias