iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

23/10 - 22:38

Novo esquema funciona e Grêmio bate Sport
Gol da vitória foi marcado por Reinaldo antes do relógio marcar dois minutos de partida; gaúchos jogaram no 4-4-2

Gazeta Esportiva

PORTO ALEGRE - O Grêmio precisou de um minuto e 50 segundos para se manter na liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe gaúcha foi rápida e surpreendente para bater o Sport por 1 a 0 nesta quinta-feira. O gol da vitória foi marcado por Reinaldo antes do relógio marcar dois minutos de partida.

A 31ª rodada marcou a troca de esquema tático pelo lado gremista. O técnico Celso Roth recorreu ao 4-4-2 para tentar melhorar o desempenho de sua equipe. O futebol apresentado não convenceu, mas o objetivo de permanecer em primeiro lugar no torneio foi atingido.

A surpresa esteve no número de alterações feitas na escalação pelo comandante gremista. Ele mexeu em todos os setores. Na defesa sacou Léo e colocou Willian Thiego. Hélder cedeu espaço para o retorno de Tcheco e, na frente, Reinaldo voltou a ganhar oportunidade, deixando Morales no banco.

Apesar da derrota, o Sport seguirá na 11ª posição na tabela de classificação. O próximo duelo do Grêmio é decisivo para as pretensões do Tricolor no Brasileirão. A equipe de Celso Roth vai até Belo Horizonte pegar o Cruzeiro. O Sport enfrenta o Santos.

Foi um lampejo que fez o Grêmio abrir o placar com um minuto de jogo. Willian Magrão recebeu a bola com espaço arriscou um chute de longe, pegou mal na bola, mas no meio do caminho havia o pé da surpresa Reinaldo que marcou. O atacante, em nenhum momento, esteve cogitado para ser titular.

Só Reinaldo levou perigo ao gol do Sport. Aos 16 minutos, ele desviou de cabeça na trave. Depois disso, o goleiro Marcão só foi trabalhar no minuto final da primeira etapa, defendendo cobrança fraca de falta de Douglas Costa. Apesar dos gremistas terem dificuldades para se encaixar no novo esquema, os visitantes não aproveitavam este fator. O motivo estava na grande quantidade de passes errados. Fumagalli estave pagado e Andrade e Sandro desarmam muito melhor do que criaram.

A única boa oportunidade para o Leão ocorreu aos 33 minutos com Wilson cabeceando e obrigando Victor a fazer grande defesa. Os pernambucanos cresceram na partida, mas a ascensão foi inócua.

A nova concepção tática não agradou Roth. Com a vitória encaminhada, o treinador retomou o 3-5-2 no intervalo, recuando Tcheco e deslocando Rafael Carioca para a ala-esquerda. Novamente, o Tricolor quase surpreendeu, com seis segundos, em jogada ensaiada na saída de jogo, Pereira dividiu a bola pelo alto com Magrão. O gol só não saiu pois o defensor cometeu falta no goleiro.

O panorama seguiu o mesmo e oportunidades de gol foram escassas. Chance para marcar, só foi acontecer aos 10 minutos, Tcheco rolou para Rafael Carioca bater para fora. A partida foi esquentar só no terço final da segunda etapa. Aos 30, a defesa gremista falhou, Júnio Maranhão obrigou Victor a salvar o Grêmio. No rebote, Wilson bateu para fora com o gol aberto.

Na seqüência Morales teve duas oportunidades de cabeça, mas não chegou a balançar a rede. Os instantes finais foram tensos, a vitória gremista parecia que podia escapar a qualquer momento, mas no fim o gol marcado com um minuto de jogo foi decisivo e definitivo para a vitória Tricolor.

Assista ao gol

FICHA TÉCNICA (veja como foi o jogo lance a lance)
GRÊMIO 1 X 0 SPORT

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 23 de outubro de 2008, quinta-feira
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa-SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock e Alcides Zawaski Pazetto (ambos de SC)
Renda: R$ 4776.140
Público: 29.575 pagantes
Cartões amarelos: Sandro, Durval e César Lucena (Sport)
Gol: GRÊMIO: Reinaldo, a 1 minuto do primeiro tempo

GRÊMIO: Victor; Felipe Mattioni, Pereira, Rever e Willian Magrão; Rafael Carioca, Willian Magrão, Tcheco e Douglas Costa (Souza); Perea (Morales) e Reinaldo (Soares)
Técnico: Celso Roth

SPORT: Magrão, Igor, César Lucena e Durval; Cássio Lopes (Moacir) (Luciano Henrique), Andrade (Júnior Maranhão), Sandro Goiano, Fumagalli e Dutra; Carlinhos Bala e Wilson
Técnico: Nelsinho Batista


Leia mais sobre: Grêmio Sport

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

sport

Nem foi preciso esperar
Reinaldo corre para a galera tricolor logo no comecinho da partida no Olímpico

Topo
Contador de notícias