iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

22/10 - 11:02

Contra "antepassado" Basel, Barcelona busca ficar perto da vaga
Cores do uniforme do time suíço teriam inspirado a camisa do clube espanhol e agora eles se enfrentam

Gazeta Esportiva

BARCELONA (Espanha) - Líder do grupo C da Copa dos Campeões com seis pontos, o Barcelona buscará se aproximar da classificação para as oitavas-de-final da competição diante do Basel, equipe que supostamente teria ligações centenárias com o clube espanhol, nesta quarta-feira, às 16h45 (de Brasília).

Apesar de não existirem provas documentais, o suíço Hans (ou Joan) Gramper, que fundou o Barcelona em 1899, teria se inspirado nas cores azul e grená do Basel, time que defendeu em seu país de origem, para criar o uniforme do Barcelona.

Ligações à parte, o time espanhol tenta a vitória para chegar aos nove pontos e dar um passo importante rumo à classificação para as oitavas-de-final. Já o Basel, último colocado da chave sem nenhum ponto, busca seu primeiro triunfo na competição européia.

“Queremos garantir a primeira colocação do grupo o mais rápido possível para termos mais tranqüilidade no Campeonato Espanhol”, apontou Txiki Begiristain, dirigente do Barcelona.

Para a partida, o técnico Joseph Guardiola não poderá contar com o malinês Seydou Keita e com o atacante Eidur Godjohnsen, ambos lesionados. Por outro lado, Xavi e Messi, poupados no último final de semana, voltam à equipe.

Desta forma, o Barcelona deve entrar em campo com a seguinte formação: Valdés; Daniel Alves, Puyol, Piqué e Abidal; Xavi, Touré e Hleb; Messi, Eto'o e Bojan

Já o Basel, jogando em casa, espera surpreender a equipe catalã e somar os primeiros pontos na competição européia. Para tanto, o técnico Christian Gross manda a campo o seguinte time: Costanzo; Zanni, Abraham, Marque e Safari; Gjasula, Rubio, Ergic e Perovic; Derdiyok e Streller.

Shaktar e Sporting fazem duelo decisivo
Equipes que dividem a segunda colocação do grupo C com três pontos, Shakhtar Donetsk e Sporting fazem um confronto direto, na Ucrânia, que pode ser crucial para definir uma das vagas da chave para a próxima fase.

Na última rodada, o Shakhtar, jogando em casa, vencia o Barcelona até aos 42 minutos do segundo tempo, quando Messi fez dois gols e decretou a derrota dos mandantes. Por isso, o time ucraniano encara como obrigação uma vitória sobre o Sporting.

“(O Sporting) É um adversário muito forte e esperamos um jogo difícil, mas esta partida poderá ser decisiva para nós, que sonhamos com a próxima fase. Por isso só os três pontos servem', aponta Brandão, atacante do Shakhtar, equipe que conta com os também brasileiros Fernandinho, Jádson, William, Ilsinho e Luiz Adriano, sendo que estes dois últimos não poderão atuar por estarem lesionados.

E por falar em brasileiros, é justamente o atacante do Sporting, Liédson,a maior preocupção do técnico do time ucraniano, Mircea Lucescu, que elogiou o camisa 31 do Leão. “(Liédson) É um grande jogador e o mais importante do Sporting”.

Contando com Liédson, o Sporting não poderá contar com o goleiro Rui Patrício e com Marco Caneira, que deverão ser substituídos, respectivamente, por Tiago e por Abel.


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo