iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

19/10 - 18:14

Fluminense arranca importante empate no Barradão

Sob forte calor, times fizeram um jogo movimentado, mas que foi interrompido para jogadores beberem água

Gazeta Esportiva

SALVADOR - O Fluminense conseguiu um importante resultado na sua luta para escapar do rebaixamento para a segunda divisão. Em partida disputada neste domingo, no Barradão, em Salvador, o Tricolor das Laranjeiras empatou por 2 a 2 com o Vitória em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Fluminense subiu para a 15ª posição com 31 pontos ganhos. Já o Vitória segue se afastando do G-4 e agora está em décimo lugar com 44 pontos ganhos.

A partida foi disputada sob forte calor, o que fez o árbitro Leandro Pedro Vuaden interromper o jogo por duas vezes para que os jogadores pudessem beber água. E o resultado acabou sendo justo porque premiou o esforço dos dois times que ignoraram a temperatura elevada e correram até o final em busca da vitória que acabou não acontecendo. Com o empate, o técnico Renê Simões se manteve invicto à frente do Fluminense, que se queixou da não marcação de dois pênaltis que teriam sido cometidos pelos jogadores baianos.

Na próxima rodada, o Fluminense receberá o Palmeiras no Maracanã. Já o Vitória vai ao Morumbi encarar o São Paulo.

O jogo:
O Fluminense começou botando pressão e logo aos dois minutos, Arouca recebeu ótimo lançamento de Conca, entrou na área livre e chutou na trave esquerda do goleiro Viáfara, perdendo a primeira grande chance para marcar. O Vitória se assustou e o Fluminense deu outro susto na torcida baiana aos cinco minutos quando Éverton Santos arrancou pela esquerda obrigando o goleiro do Vitória a sair nos pés do atacante da equipe carioca. Logo depois, o volante Romeu que foi atingido por Williams no primeiro minuto, não suportou as dores no pé e foi substituído por Welington Monteiro.

Depois dos dois sustos, o rubro-negro baiano começou a se organizar de forma mais ofensiva, mas o Fluminense voltou a ter nova boa chance aos 12 minutos quando o zagueiro Edcarlos apareceu livre na frente de Viáfara mas foi bloqueado no momento do chute quando tinha tudo para marcar.

Quando o Fluminense estava melhor em campo, o Vitória abriu o marcador aos 15 minutos. O lateral Rafael tabelou com Robert,, deu dois dribles no volante Fabinho na entrada da pequena área e chutou sem chances para o goleiro Fernando Henrique. Com a vantagem, o time baiano eqüilibrou a partida e teve outra boa chance em cabeçada de Thiago Gomes depois de cruzamento de Rafael. Fernando Henrique defendeu com firmeza.

Aos 22 minutos, o árbitro Leandro Vuaden paralisou a partida para que os jogadores pudessem beber água já que o calor em Salvador, onde não existe horário de verão, estava muito forte. No reinício, o Fluminense teve outra chance para marcar quando Conca deu passe preciso para Washington que entrou na área e chutou em cima do goleiro Viáfata. A resposta da equipe da casa veio aos 27 minutos em chute de Rafael que explodiu no travessão de Fernando Henrique.

Aos 36 minutos, Conca foi derrubado na intermediária. O zagueiro Thiago Silva acertou um violento chute de curva sem nenhuma chance de defesa para o goleiro Viáfara, empatando a partida. No último lance do primeiro tempo, Robert arrancou pela direita e chutou cruzado mas Fernando Henrique defendeu com segurança.

O Fluminense voltou para o segundo tempo com Ciel no lugar do desgastado Everton Santos e logo aos dois minutos, o Tricolor das Laranjeiras desempatou a partida. Conca cobrou falta e Thiago Silva, livre na área, concluiu em cima de Viáfara. No rebote, Washington empurrou para as redes.

O gol desorientou o Vitória e o time carioca seguiu pressionando, principalmente com Ciel que dava muito trabalho aos zagueiros baianos.

O técnico Vágner Mancini trocou Leandro Domingues pelo veterano Ramon mas o Fluminense continou melhor em campo. Aos 19 minutos, Arouca dominou dentro da área e recuou para Conca chutar com grande perigo.

Mesmo sem jogar bem, o Vitória acabou chegando ao empate aos 20 minutos através de Marquinhos que dominou na meia-lua e bateu colocado sem chances para Fernando Henrique. Animado com o gol, o rubro-negro baiano quase chega ao terceiro em chute de Ramon mas o goleiro do Fluminense fez ótima defesa.

O Fluminense perdeu o lateral Carlinhos contundido e sem reserva da mesma posição no banco, o técnico Renê Simões improvisou o zagueiro Sandro na posição. Aos 29 minutos, o zagueiro Leonardo Silva agarrou Washington na área mas o árbitro nada marcou para desespero do jogador tricolor.

Apesar do desgaste, os dois times seguiram procurando o gol até o fim e aos 46 minutos, no último lance importante do jogo, o atacante Ciel deu passe a Washington dentro da área. O atacante chutou e a bola bateu na mão de Thiago Gomes,e o árbitro nada marcou, provocando reclamações gerais por parte dos jogadores cariocas.

FICHA TÉCNICA (Veja como foi o jogo lance a lance)
VITÓRIA-BA 2 X 2 FLUMINENSE-RJ

Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 19 de outubro de 2008, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Marcelo Barison (RS)
Cartões Amarelos: Rafael e Renan(V); Ciel(F)

Gols: VITÓRIA: Rafael aos 15 minutos do primeiro tempo e Marquinhos aos 20 minutos do segundo tempo
FLUMINENSE:Thiago Silva aos 36 minutos do primeiro tempo e Washington aos dois minutos do segundo tempo

VITÓRIA: Viáfara, Rafael, Leonardo Silva, Thiago Gomes e Marcelo Cordeiro; Renan, Wallace, Willians e Leandro Domingues(Ramon); Marquinhos(Ricardinho) e Robert
Técnico: Vágner Mancini

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Carlinhos(Sandro), Thiago Silva, Edcarlos e Júnior César; Fabinho, Romeu(Welington Monteiro), Arouca e Darío Conca; Everton Santos(Ciel) e Washington.
Técnico: René Simões


Outros resultados do Brasileirão:


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Photocamera

Bom resultado
Ameaçado pelo rebaixamento, o Flu foi à Salvador enfrentar o Vitória e levou um ponto importante

Topo