iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

17/10 - 16:10

Rodada de clássicos vai alterar chances dos postulantes ao título
Palmeiras e São Paulo duelam pelo título; Cruzeiro encara o Galo, Fla pega o Vasco e Grêmio viaja para enfrentar a Lusa

Por Bruno Pessa, do iG Esporte

SÃO PAULO - Rodada quente em termos de rivalidade regional pelo Brasileirão. Palmeiras x São Paulo, Vasco x Flamengo, Atlético-MG x Cruzeiro e Sport x Náutico são os clássicos que agitarão as torcidas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. Além da façanha de derrotar um arquirival, estão em jogo as lutas por título, pela classificação para torneio continental ou permanência na Série A. E uma coisa é certa: após a 30ª rodada, as chances de cada equipe alcançar seu objetivo no Brasileirão vão mudar.

Durante as semifinais do Paulistão, Palmeiras e São Paulo protagonizaram duas partidas de grande rivalidade. Agora, outro título está em disputa entre os dois vizinhos de centro de treinamento na capital paulista: nada menos que o Campeonato Brasileiro. 

Os dias que antecedem à partida de domingo no Palestra Itália tiveram provocações de torcidas, fortes declarações de jogadores e treinos secretos dos dois lados. Vice-lider, a dois pontos do Grêmio, o Verdão tenta fazer valer o fator casa contra o Tricolor, 4º na tabela, que não pode pensar em derrota se ainda quiser o inédito tricampeonato consecutivo.

Arte/iG Esporte
vasfla
O alegre Obina é opção de Caio Jr. no Flamengo, contra o Vasco do jovem goleiro Rafael


Grande também é a "briga" no Rio de Janeiro, onde o esperançoso Flamengo mede forças contra o desesperado Vasco, penúltimo e candidatíssimo ao rebaixamento para a Série B. No Rubro-negro, o goleiro Bruno diz que vai para o sacríficio, apesar da bursite no ombro. Pelos lados de São Januário, Renato Gáucho não contará com o artilheiro Leandro Amaral nem com o capitão Edmundo e vai ter de "fazer milagre" para superar o adversário. 

Minas Gerais deve tremer com o tira-teima entre o Cruzeiro, real aspirante ao caneco, e o Atlético Mineiro, que tenta honrar o ano do centenário com pelo menos uma vaga na Copa Sul-Americana de 2009. O Galo tem o retorno de Marques, após cumprir suspensão, mas Marcos e César Prates não jogam. O experiente Maurinho pode ser a grande novidade na Raposa, que só saberá se Wagner vai para o jogo momentos antes da partida no Mineirão.

Arte/iG Esporte
atlcru
Com forte identificação a Atlético e Cruzeiro, Marques e Maurinho se revêem no Mineirão


A disputa de gigantes no Nordeste envolve Sport e Náutico. Apesar de estar garantido na Copa Libertadores do ano que vem, o Leão de Nelsinho não quer decepcionar a apaixonada torcida na Ilha do Retiro, enquanto o Timbu, a apenas dois pontos da zona de degola, correrá sérios riscos de descenso se não levar os três pontos na casa do rival.

Líder joga fora
Todos torcem contra o Grêmio, primeiro na classificação, que terá parada indigesta na rodada: visitar uma Lusa em apuros no Canindé, que deverá receber palmeirenses e são-paulinos recém-saídos do Palestra, no domingo, para "secar" o time gaúcho. O que consola Celso Roth, porém, é o efeito suspensivo que garante Léo, Rever e Morales como opções para o Tricolor dos Pampas.

Arte/iG Esporte
botasan
Carlos Alberto é presença certa no Fogão diante do Peixe, que volta a ter Fábio Costa


Outro beneficiado pelo efeito suspensivo concedido pelo STJD foi o Botafogo, que poderá escalar Carlos Alberto e Jorge Henique contra o Santos, que é o 13º e ainda não está totalmente livre do rebaixamento. O duelo do Engenhão é no sábado, mesmo dia de Inter x Atlético-PR e Figueirense x Ipatinga.

Completam a rodada de domingo os confrontos Coritiba x Goiás e Vitória x Fluminense. Veja abaixo a relação de todos os jogos da 30ª rodada e a posição em que seu time se encontra. Para ler mais notícias dele, basta clicar sobre o nome. Boa torcida!
 
Sábado, 18/10
Botafogo (6º) x Santos (13º)
Internacional (10º) x Atlético-PR (17º)
Figueirense (14º) x Ipatinga (20º)

Domingo, 19/10
Palmeiras (2º) x São Paulo (4º)
Atlético-MG (12º) x Cruzeiro (3º)
Vasco (19º) x Flamengo (5º)
Portuguesa (18º) x Grêmio (1º)
Sport (11º) x Náutico (15º)
Coritiba (7º) x Goiás (8º)
Vitória (9º) x Fluminense (16º)


Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Arte/iG Esporte

luxemburgo muricy

Quem leva essa?
Luxemburgo e Muricy farão um duelo à parte, entre dois dos melhores técnicos em atividade no País

Topo
Contador de notícias