Futebol
17/10 - 11:41
Platini: 'É absurdo parar jogos nos quais hino for vaiado'
Presidente da Uefa criticou proposta de políticos franceses após incidentes no amistoso entre França e Tunísia
Trivela.com
PARIS (França) - Michel Platini classificou como ‘absurda’ a proposta do governo francês de interromper partidas nas quais o hino nacional for vaiado. O presidente da Uefa afirmou que os incidentes ocorridos no amistoso entre França e Tunísia ‘não foram um insulto, mas parte da rivalidade’.
Na terça-feira, pouco antes do início do jogo no Stade de France, o hino francês foi vaiado pelos torcedores tunisianos, maioria no estádio. A hostilidade contra a Marselhesa gerou protestos por parte dos políticos, sendo que houve até sugestões de que não se marcassem mais partidas entre os Bleus e ex-colônias francesas.
Roselyne Bachelot, ministra dos Esportes da França, anunciou a proposta de interrupção, apoiada pelo presidente Nicolas Sarkozy. No entanto, Platini demonstrou seu descontentamento com a medida.
“Se você começar a parar jogos nos quais o hino for hostilizado, também deveria interromper os jogos quando um jogador for vaiado ou um goleiro ofendido por fazer uma defesa. É um absurdo. É preciso educar os torcedores para que o hino não seja vaiado. Mais uma vez o futebol foi pego como refém pelo mundo da política e isso não tem nada a ver com o esporte”, disse Platini.
O francês ainda comentou que as vaias à Marselhesa também ocorriam em seus tempos de jogador. “Há 30 anos, quando jogava pela seleção, o hino era vaiado em todos os campos. Na época, os políticos não se interessavam por futebol e isso não incomodava ninguém. Hoje, tornou-se obrigação para os políticos, em função de sua categoria, tomarem uma posição em tudo”, criticou.
Platini ainda falou sobre o incidente, que classificou como algo comum. “Não vejo nas vaias ouvidas no Stade de France um desrespeito ou um insulto à França, mas simplesmente manifestações contra o adversário do momento. Em outras ocasiões, os mesmos que vaiaram cantam o hino francês na Copa do Mundo. Se a seleção francesa se retirar de um jogo, perderá por 3 a 0, como prevê o regulamento”, ameaçou.
Leia mais sobre:
Receba notícias pelo seu celular
> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG
-
Notícias Relacionadas
- Ameaça de greve no futebol francês é cancelada
- Makelele se recupera de lesão e reforça PSG
- Juninho Pernambucano volta a comentar derrota para o Rennes
- Com problema cardíaco, jogador do Valenciennes se aposenta
- Lateral-direito do Saint-Etienne fratura a perna
- Governo espanhol responde à Uefa defendendo atitude do Atlético
- Jogos nos quais hino francês for vaiado serão interrompidos
- Atlético de Madri diz que torcida não promoveu manifestações racistas
-
Últimas de Esporte
- Faltou o Gabiru! Inter dá vexame e perde pro Mazembe do Congo. Mas valeu por mais uma ?dancinha do carrinho? do goleiro Muteba Kidiaba ! E gremista tirador de sarro está proibido de entrar hoje aqui no blog, viu?
- Flamengo está longe de cumprir promessas
- Botafogo renova com Renato Cajá e segue buscando outro meia
- Lesão afasta Marcos Senna do Villarreal por 10 semanas
- Zagueiro Wellington Paulo não vai renovar com o América-MG
- Grêmio e São Paulo estão interessados em zagueiro uruguaio
- Independiente abre negociações para contratar Defederico
- Léo Fortunato acerta com o vitória para substituir Wallace