iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

17/10 - 14:25

CBF divulga fórmula de disputa das Séries C e D
Em novo formato, a Série C terá a participação de 20 clubes, enquanto a recém-criada Série D contará com 40 clubes

Agência Estado


RIO DE JANEIRO - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira os sistemas de disputa das Série C e D do Campeonato Brasileiro de 2009. Em novo formato, a Série C terá a participação de 20 clubes, enquanto a recém-criada Série D contará com 40 clubes participantes.

Para 2009, os 20 clubes participantes da Série C serão divididos em dois grupos de 10, com partidas de ida e volta, jogando todos contra todos. Quatro clubes de cada grupo se classificam para a segunda fase (quartas-de-final) do torneio. A partir daí, as equipes se enfrentam em sistema eliminatório de mata-mata, com jogos de ida e volta, até a decisão do título. Os quatro clubes classificados para as semifinais garantem acesso à Série B de 2010, enquanto os dois últimos colocados de cada grupo (quatro no total) são rebaixados para a Série D.

Já a Série D contará com 40 clubes participantes, divididos em oito grupos de cinco. Nesta fase, as equipes se enfrentam dentro dos grupos em partidas de ida e volta. Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam à segunda fase.

Assim como na Série C, a segunda fase da Série D terá 16 clubes, que se enfrentam em confrontos eliminatórios, com jogos de ida e volta, até a decisão do título. Apenas os quatro clubes classificados para as semifinais obtém acesso à Série C de 2010. Nas duas competições, os grupos serão formados a partir da região dos clubes participantes para diminuir os gastos com transportes.


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Futura Press

Novo formato
CRB-AL é um dos fortes 'candidatos' à disputa da nova série C, já que equipe é lanterna da série B

Topo