iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

16/10 - 13:16

Documentário do COB homenageia mulheres brasileiras do esporte

Filme é baseado no livro “Atleta, substantivo feminino – vinte Brasileiras nos Jogos Olímpicos”, de Oscar Valporto

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - Responsáveis pelos principais resultados do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, as atletas canarinhas serão homenageadas ganhando as telas da TV. Produzido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o documentário “Mulheres que Brilham” aborda a vitoriosa trajetória da mulher no esporte nacional e irá ao ar de maneira inédita às 17h30 deste sábado, no Canal Futura.

O filme é baseado no livro “Atleta, substantivo feminino – vinte Brasileiras nos Jogos Olímpicos”, escrito por Oscar Valporto e que narra a história de grandes personagens do esporte nacional.

Contando com a direção de Jorge Mansur, de “1958 – O ano em que o mundo descobriu o Brasil”, o documentário “Mulheres que Brilham” tem duração de 52 minutos e conta com depoimentos de atletas e ex-atletas brasileiras de diferentes gerações. Foram escolhidas mulheres com historias marcantes, trajetórias de conquistas e exemplos de conduta tanto no esporte quando na vida.

Idealizadora do projeto e diretora do Departamento Cultural do COB, Christiane Paquelet confessou que boa parte da iniciativa para se realizar o filme veio das Olimpíadas chinesas, em que as atletas brilharam ao garantir duas das três medalhas de ouro do Brasil – com Maurren Maggi, no salto em distância, e seleção feminina de vôlei.

“A cada ano as mulheres vêm conquistando mais espaço no cenário esportivo e nos Jogos Olímpicos de Pequim elas tiveram desempenho excepcional, alcançando resultados históricos”, ressalta Paquelet. “O registro em vídeo de histórias de superação e sucesso das nossas atletas é um documento importante para eternizar a carreira desses ícones esportivos do nosso país”.

Para quem não puder acompanhar a exibição do documentário às 17h30 deste sábado, o Calan Futura programa uma reapresentação do material no dia 20, às 23h30, e à meia-noite do dia 23.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias