iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

15/10 - 08:49

Espanha, Inglaterra e Alemanha tentam ratificar liderança nas Eliminatórias
A Alemanha tenta superar a crise com a fuga de Kevin Kuranyi da concentração para manter a boa fase no torneio

Gazeta Esportiva

BRUXELAS (Bélgica) - Em seus últimos compromissos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, três tradicionais seleções européias entram em campo para garantir um início de 2009 tranqüilo na competição. Líderes de suas chaves, Espanha, Inglaterra e Alemanha jogam nesta quarta-feira por férias sem críticas em competições continentais.

E quem mais tem chance de encerrar a temporada da melhor maneira possível são os espanhóis. Os atuais campeões da Eurocopa tem 100% de aproveitamento e estão isolados na ponta do grupo 5 com nove pontos. O ânimo é tanto que o técnico Vicente del Bosque não ficará satisfeito com um empate em Bruxelas a partir das 15h45 (de Brasília) diante da Bélgica, vice-líder da chave e também invicta com sete pontos.

“Nossa situação na tabela permite ao futebol espanhol ousar nessas Eliminatórias. Não devemos jogar pelo empate. Conquistar um ponto não é tão melhor do que zero, pois continuaremos bem colocados. Se atuarmos para frente, podemos transformar esse ponto em três e ficamos ainda mais próximos da Copa. Não vamos abdicar do ataque mesmo fora de casa”, promete o treinador que assumiu o cargo com a saída de Luís Aragonés após o título europeu.

Com ambições menores, a chave terá o duelo de equipes que sonham em não encerrar tão cedo o sonho de ir à África do Sul. Semifinalista da Euro, a Turquia do volante brasileiro Mehmet Aurélio tem missão tranqüila às 15h30: visita a lanterna Estônia. Com sete pontos, os turcos torcem por um tropeço belga para entrar na zona de classificação do grupo. Completando a rodada no grupo, Bósnia-Herzegovina, dona de três pontos em três jogos, recebe às 15h15 a Armênia, que ainda não somou pontos e divide o último lugar com os estonianos.

Muito melhores em seu grupo, a Inglaterra segue sua caminhada para apagar o vexame de estar ausente na Eurocopa. Sob o comando do italiano de Fábio Capello, o time da Terra da Rainha venceu seus três jogos nas Eliminatórias e estão na frente no grupo 5. Para manter os críticos satisfeitos, a ordem é triunfar às 15h30 na casa da frágil Bielo-Rússia, que tem apenas três pontos em duas rodadas.

Na mesma chave, a Croácia, algoz do English Team nas Eliminatórias para a Euro, tem tarefa teoricamente menos complicada. Em casa, às 15h15, os donos da terceira colocação, com quatro pontos, jogam contra Andorra, lanterna sem pontos. Vitória croata com goleada significará ultrapassar a Ucrânia, vice-líder com sete pontos que folga nesta quarta-feira.

Ainda nesta quarta-feira, a Alemanha tenta superar a crise com a fuga de Kevin Kuranyi da concentração para manter a boa fase nas Eliminatórias. Com sete pontos em três rodadas, os atuais vice-campeões europeus buscam seguir na liderança do grupo 4 às 15h45, em Moenchengladbach, diante do País de Gales, surpresa da chave assumindo a vice-liderança com seis pontos.

Também pelo grupo 5, a Rússia tenta não se afastar do seu objetivo de voltar a um Mundial em confronto direto que pode dar o segundo lugar. Ás 12h, a equipe do técnico Guus Hiddink, quarta colocada com três pontos, duela em Moscou com a Finlândia, em terceiro no grupo com quatro pontos.

Nas Eliminatórias Européias, as 53 seleções foram divididas em oito grupos de seis integrantes e um de cinco. Após confrontos de ida e volta entre as equipes da mesma chave, os campeões se classificam para a Copa do Mundo. Os oito melhores segundos colocados vão para a repescagem, que totalizará quatro confrontos de ida e volta que darão aos vencedores vagas para o Mundial.


Leia mais sobre: Eliminatórias da Copa



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AFP

De pernas pro ar
Campeã européia, seleção espanhola pode terminar o ano ainda em ótima fase

Topo