iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

14/10 - 16:01

Barça visa ganhar terreno nos EUA com clube na MLS
Equipe espanhola já conta com filial na Argentina e pode figurar no principal campeonato de futebol norte-americano

Redação iG Esporte

BARCELONA (Espanha) - O Barcelona apresentará nesta quarta-feira em Miami, nos Estados Unidos, uma proposta para a Major League Soccer (MLS), a liga de futebol norte-americano, a fim de poder se tornar co-proprietário de uma das novas equipes que participarão do torneio a partir de 2010. O projeto, que conta com participação do empresário boliviano Marcelo Claure, permitirá ao clube ganhar presença e projeção no território norte-americano. A informação é do site do jornal espanhol El Mundo Deportivo.

Seria a segunda filial do Barcelona fora da Espanha, depois do FCB Júniors Lujám, que o clube azul-grená mantém na Argentina. Joan Laporta, presidente do Barça, e Joan Oliver, diretor-geral, podem optar por uma das duas praças disponíveis pela MLS.

A sociedade com Claure, empresário do ramo de telefonia móvel, estabelece que a sede do time seja em Miami. A equipe espanhola vem mantendo conversas com a Universidade da Flórida para poder utilizar seu estádio nas partidas do novo time, que ainda não tem definidos nome, escudo e cores, embora o Barça pretenda que haja "claras referências e formas de identificação" com o próprio clube, a Catalunha, Miami e as Américas, segundo informações da equipe.

A idéia de contar com uma filial na MLS faz parte da estratégia do Barcelona de se consolidar no mercado norte-americano, cujo primeiro passo foi dado em maio, com a assinatura de um acordo estratégico com a MLS para promover a marca Barça nos Estados Unidos. O convênio eatabelece diversas ações comerciais e de patrocínio, assim como a realização de pelo menos seis jogos amistosos durante os próximos cinco anos (dois dos quais já aconteceram em agosto).

Caso se concretize o acordo com a MLS, o Barcelona será o primeiro clube espanhol presente na liga de futebol norte-americano, integrada atualmente por 14 equipes divididas em duas conferências, leste e oeste.


Leia mais sobre: Barcelona MLS



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo