iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

12/10 - 21:02

Equador bate o Chile pelas Eliminatórias Sul-Americanas
Com a apertada vitória, os equatorianos sobem para 12 pontos, ao lado do Uruguai, mas perdem nos critérios de desempate

Gazeta Esportiva

QUITO (Equador) - A seleção do Equador melhorou sua posição nas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010, ao derrotar o Chile por 1 a 0 em partida disputada na noite deste domingo, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, pela última rodada do primeiro turno da competição.

A vitória levou o time da casa para o sexto lugar da tabela de classificação com 12 pontos ganhos. Já equipe chilena segue na quarta posição com 13 pontos ganhos.

O Equador começou no ataque apoiado por sua torcida, mas mostrava dificuldade na finalização e só conseguiu criar sua primeira jogada de perigo aos oito minutos, em chute de Caicedo que passou muito perto da trave chilena. Aos 16 foi a vez de Valencia assustar a defesa chilena.

Dois minutos depois, Guerron arrancou para o ataque e foi derrubado pelo zagueiro Fuentes, que recebeu cartão vermelho. Com um jogador a menos, o técnico Marcelo Bielsa preferiu não arriscar e tirou um atacante para recompor a defesa.

O time da casa aumentou a pressão e o goleiro Bravo apareceu bem em conclusões de Ayovi aos 30 e 32 minutos. Aos 42 minutos, na último lance importante da etapa inicial, Valencia acertou o travessão de Bravo.

O panorama não se alterou no segundo tempo. O Equador pressionando em busca do gol e o Chile se defendendo com bravura e tentando chegar ao gol adversário em contra-ataques esporádicos. Com um minujto, o goleiro Bravo foi exigido numa saída de bola e quase permite o gol do Equador.

A pressão do time de casa finalmente resultou em gol aos 25 minutos. Bolanos cruzou da esquerda, o goleiro Bravo saiu mal e Benitez cabeceou para as redes. Aos 29, o Equador teve grande chance para ampliar mas Bravo salvou seu time com duas grandes defesas em seqüência.

Aos 30 minutos, Valencia fez falta violenta em Moraes e foi expulso, deixando o Equador também com dez homens, mas logo depois o chileno Jara derrubou Urrutia e também recebeu cartão vermelho.

Sem forças para reagir, os chilenos apenas assistiram o Equador tocar a bola até o apito final. Na próxima rodada o Equador encarar a Venezuela fora de casa enquanto o Chile receberá a Argentina, em Santiago.

As duas equipes voltam a jogar na quarta, na abertura do returno das Eliminatórias. O Equador vai a Puerto La Cruz visitar a Venezuela, goleada neste domingo por 4 a 0 pelo Brasil, enquanto o Chile recebe a Argentina em Santiago, no reencontro de Bielsa com a seleção que levou à medalha de ouro nos Jogos de Atenas.

FICHA TÉCNICA (Veja como foi o jogo lance a lance)
EQUADOR 1 X 0 CHILE

Local: Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito (Equador)
Data: 12 de outubro de 2008 (Domingo)
Horário: 18h55(Brasília)
Árbitro: Martín Vázquez (Uruguai)
Assistentes: Mauricio Espinoza (Uruguai) e Miguel Nievas (Uruguai)
Cartão Amarelo: Elizaga, Hurtado, Espinoza e Benitez (Equador); Sanchez, Careceda, Jará (Chile)
Cartão Vermelho: Valencia(E);Fuentes e Jara(C)
Gol: EQUADOR: Benitez, aos 25 minutos do primeiro tempo

EQUADOR: Elizaga, Omar de Jesús, Iván Hurtado, Espinoza e Walter Ayoví; Castillo (Urrutia), Valencia, Joffre Guerrón e Ambrosi (Bolaños); Christian Benítez e Felipe Caicedo
Técnico: Sixto Vizuete

CHILE: Claudio Bravo, Gary Medel, Gonzalo Jara e Fuentes; Arturo Vidal, Carmona, Matías Fernández (Contreras), Alexis Sánchez e Cereceda (Estrada); González e Suazo (Morales)
Técnico: Marcelo Bielsa


Leia mais sobre: Equador Chile Eliminatórias para Copa



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AP

Corre para alegria
Benítez foi o autor do gol que decretou a vitória do Equador sobre o Chile pelas Eliminatórias

Topo