iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

10/10 - 11:19

Portugal e França buscam recuperação nas Eliminatórias da Copa de 2010

Apenas os líderes de cada grupo garantirão uma vaga direta na Copa de 2010; segundos colocados disputam playoff

EFE

PARIS (França) - As seleções de Portugal e França ocupam posições modestas nos grupos 1 e 7, respectivamente, das Eliminatórias Européias da Copa de 2010 e terão uma chance de subir na tabela na rodada marcada para este sábado.

Já Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália têm confirmado a condição de favoritos e lideram suas chaves.

Pelo grupo 1, a equipe treinada por Carlos Queiroz - substituto do brasileiro Luiz Felipe Scolari - vai à Solna para enfrentar a Suécia. Os portugueses ocupam o quarto lugar e tentarão se recuperar da derrota por 3 a 2, de virada, para a Dinamarca na última rodada, em Lisboa.

A surpresa da chave é a líder Albânia, que lutará para manter sua invencibilidade nas Eliminatórias no duelo contra a Hungria em Budapeste.

Já os dinamarqueses estão em segundo lugar e, caso vençam a modesta seleção de Malta, diante de sua torcida, podem terminar a rodada em primeiro.

Por sua vez, a Grécia vem mantendo 100% de aproveitamento e lidera o grupo 2. No sábado, será a vez de enfrentar a Moldávia em casa. A chave também tem a Suíça recebendo a Letônia, e Israel visitando Luxemburgo.

No grupo 3, a Polônia do meia brasileiro naturalizado Roger Guerreiro tentará manter a liderança ao receber a República Tcheca, que tem um jogo a menos. Já a Eslovênia enfrentará a Irlanda do Norte em Maribor.

A Eslováquia tem chances de terminar a rodada na ponta, já que enfrentará a fraca seleção de San Marino. No entanto, a equipe não contará com o zagueiro Martin Skrtel, que lesionou o joelho direito no jogo do Liverpool contra o Manchester City pelo Campeonato Inglês.

O grupo 4 terá um encontro das duas principais forças da chave.

Alemanha e Rússia se enfrentarão em Dortmund.

Para o confronto contra os alemães, líderes do grupo, o técnico holandês Guus Hiddink não poderá contar com o atacante Roman Pavlyuchenko, do Tottenham, com uma lesão no tornozelo.

A rodada também terá a Finlândia encarando o Azerbaijão em Helsinque, além de Lietchtenstein visitando País de Gales em Cardiff.

Com 100% de aproveitamento em sua campanha, a Espanha visitará a Estônia em Tallinn. Os atuais campeões europeus lideram o grupo 5 com seis pontos, após duas vitórias.

O lateral-direito Sergio Ramos viajou com o grupo, mas é dúvida, já que vem sentindo dores musculares. O jogador do Real Madrid, que já admitiu ter tomado infiltrações várias vezes, afirmou que não pretende mais usar este artifício.

A Turquia do volante Mehmet Aurélio, nascido no Brasil, está em segundo e enfrentará a Bósnia em Istambul, enquanto a Bélgica receberá a Armênia em Bruxelas.

Embalada pela goleada sobre a Croácia, a Inglaterra conta com a volta do volante Steven Gerrard para o confronto contra o Cazaquistão em Londres.

Os comandados do italiano Fabio Capello lideram o grupo 6 com os mesmos seis pontos da Ucrânia, que leva desvantagem nos critérios de desempate.

A seleção ucraniana enfrentará a Croácia, em Kharkov, no outro jogo da rodada.

Por sua vez, a França tenta seguir com sua campanha de recuperação no grupo 7 após a vitória de 2 a 1 sobre a Sérvia no Stade de France.

O novo desafio da equipe treinada por Raymond Domenech, quarta colocada, será o jogo contra a Romênia, fora de casa. As duas seleções se encontraram na Eurocopa de 2008 e ficaram no 0 a 0 em Zurique.

A chave é liderada pela surpreendente Lituânia, que venceu Romênia e Áustria nas duas primeiras partidas. O duelo entre Ilhas Faroe e os austríacos completará a rodada.

Já a Itália enfrentará a Bulgária, em Sofia, pelo grupo 8. Líder da chave, a seleção terá várias novidades nesta rodada. Pensando na renovação da equipe para a Copa de 2010, Marcello Lippi convocou alguns nomes novos, incluindo destaques de Napoli e Udinese.

Uma das novidades é o zagueiro Fabiano Santacroce, da equipe napolitana, que nasceu na Bahia e é filho de pai italiano e mãe brasileira.

O grupo também terá os duelo entre Geórgia e Chipre, em Tbilisi.

Já a Holanda tentará manter a liderança no grupo 9 no confronto com a lanterna Islândia em Roterdã. A equipe aposta na boa fase do meia Rafael van der Vaart, um dos grandes nomes do Real Madrid neste início de temporada.

No entanto, o técnico Bert van Marwijk terá sérios problemas no setor ofensivo. Com dores musculares, o atacante Robin van Persie, do Arsenal, lidera a lista de desfalques por lesão, que também conta com Arjen Robben, do Real, e Jan Vennegoor of Hesselink, do Celtic.

A Escócia, que ocupa a terceira posição, receberá a Noruega em Glasgow, no outro jogo da rodada.

Nas Eliminatórias, os líderes de cada grupo garantirão uma vaga na Copa de 2010. Já os oito melhores vice-líderes disputarão um playoff que definirá mais quatro classificados para o Mundial da África do Sul.


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo