iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

10/10 - 14:19

Fifa anuncia data de eleição na federação polonesa
País corria risco de perder direito de organziar Eurocopa-2012 caso não resolvesse problemas na federação do país

Trivela.com

VARSÓVIA (Polônia) - A Fifa confirmou nesta sexta-feira a marcação de eleições para se definir a nova diretoria da federação polonesa (PZPN). A votação ocorrerá no dia 30, encerrando a polêmica sobre uma possível punição ao país.

A Polônia corria o risco de perder o direito de organizar a Eurocopa-2012, além de ver sua seleção suspensa, por conta dos problemas na federação do país. O tribunal arbitral do Comitê Olímpico Polonês afastou a cúpula da federação, ao atender pedido do ministério dos Esportes do país. O órgão considerou que os dirigentes foram omissos no combate à corrupção no futebol do país. Foi nomeado um interventor para dirigir a entidade, mas tanto a Uefa como a Fifa repudiaram a escolha.

Foi estabelecida uma data-limite (segunda-feira, dia 6) para a antiga cúpula retornar aos seus cargos. Apesar das ameaças iniciais de que não haveria mudanças, a Polônia atendeu ao pedido da Fifa e destituiu o interventor.

“As eleições na PZPN serão realizadas no dia 30. O processo será supervisionado pelo Comitê Eleitoral Independente, criado em 2007. Após a votação, a Fifa, Uefa e o ministro polonês dos Esportes continuarão a monitorar a situação do futebol no país. Além disso, apoiarão e darão assistência à nova liderança da PZPN, para melhorar a administração e o desenvolvimento do futebol local e ajudar no combate contra atividades criminosas no futebol polonês”, afirmou a Fifa em um comunicado oficial.

 

Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo