iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

10/10 - 14:49

Eliminatórias têm duelo entre Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo

Portugal estreou goleando Malta por 4 a 0, fora de casa, mas perdeu em casa por 3 a 2 para a Dinamarca

Trivela.com

ESTOCOLMO (Suécia) - Suécia e Portugal se enfrentam com candidatos à Bola de Ouro; rodada ainda tem França buscando afirmação e Inglaterra com provável recorde de público em Wembley

As seleções de Suécia e Portugal se enfrentam neste sábado, em Estocolmo, pelo grupo 1 das eliminatórias européias da Copa do Mundo. A partida coloca frente a frente dois dos candidatos aos prêmios de melhor jogador do mundo entregues no fim do ano: o sueco Zlatan Ibrahimovic e o português Cristiano Ronaldo, este último apontado como principal favorito.

Ronaldo, recuperado de uma cirurgia no tornozelo, retorna à equipe das Quinas após ficar fora dos jogos de setembro. Portugal estreou goleando Malta por 4 a 0, fora de casa, mas sofreu um revés em seu primeiro jogo como mandante ao perder por 3 a 2 para a Dinamarca, levando a virada nos minutos finais.

O resultado deixou os comandados de Carlos Queiroz em quarto lugar na chave, um ponto atrás de suecos, dinamarqueses e da surpreendente Albânia. Se a volta do meia-atacante do Manchester United é uma boa notícia, por outro lado há uma série de baixas para Queiroz: os meias Maniche, Deco e Simão Sabrosa e o zagueiro Ricardo Carvalho.

Do lado sueco, a situação não é muito diferente. Apesar de contar com Ibrahimovic em ótima forma, o técnico Lars Lagerback terá de se virar sem o atacante Henrik Larsson, os meio-campistas Tobias Linderoth, Anders Svensson e Christian Wilhelmsson e os defensores Olof Mellberg e Erik Edman.

Nos outros jogos do grupo, a Albânia tem um compromisso complicado na Hungria, enquanto a Dinamarca tem tudo para confirmar seu favoritismo em casa contra Malta e chegar a 7 pontos.

Grupo 2

Depois de vencer Luxemburgo e Letônia fora de casa, a líder Grécia recebe Moldova. Quem tem contas a prestar é a Suíça, que vem de uma inesperada derrota em casa para os luxemburgueses e busca a reabilitação contra os letões, em St. Gallen. Com apenas um ponto em dois jogos, os suíços sabem que um mau resultado comprometeria seriamente as chances de classificação.

Luxemburgo, que não vencia um jogo pelas eliminatórias da Copa do Mundo desde 1972, sonha com outra surpresa no jogo em casa diante de Israel, que ocupa o segundo lugar na chave com 4 pontos.

Grupo 3

Polônia e República Tcheca, que foram ao Mundial de 2006 e à Eurocopa de 2008, fazem o jogo mais importante do grupo em Chorzow. Os poloneses têm 4 pontos, contra 1 dos tchecos, que só jogaram uma vez - empataram fora de casa com a Irlanda do Norte. A Eslovênia, também com 4 pontos, recebe os norte-irlandeses, enquanto a Eslováquia, com 3, visita San Marino.

Grupo 4

Em Dortmund, a Alemanha encara a Rússia, em um jogo que poderia ter sido final da Eurocopa - os russos caíram diante da Espanha na semifinal. O técnico alemão Joachim Löw sabe que a repetição dos erros defensivos mostrados no empate por 3 a 3 com a Finlândia podem ser fatais diante dos russos, perigosos nos contra-ataques.

Guus Hiddink, treinador da Rússia, terá o desfalque por lesão de seu principal goleador, Roman Pavlyuchenko. Do lado alemão, retornam os meio-campistas Michael Ballack e Torsten Frings e os defensores Per Mertesacker e Arne Friedrich, que não enfrentaram os finlandeses.

A Alemanha lidera o grupo com 4 pontos, enquanto a Rússia soma 3, com apenas um jogo disputado: venceu o País de Gales por 2 a 1, em casa. Os galeses, com 3 pontos em dois jogos, recebem Liechtenstein, enquanto a Finlândia encara o Azerbaijão em Helsinque.

Grupo 5

A Espanha, campeã européia, teve um início tranqüilo na caminhada rumo ao Mundial, vencendo os jogos em casa contra Bósnia e Armênia. O primeiro jogo como visitante será contra a Estônia, em Tallinn. A Furia, agora dirigida por Vicente del Bosque, defende uma invencibilidade de 25 partidas.

Del Bosque deve optar pela dupla de ataque formada por David Villa e Fernando Torres, à frente de um meio-campo com Xabi Alonso, Santi Cazorla, Xavi e Andrés Iniesta.

Turquia e Bélgica, rivais diretas na disputa pela classificação, serão mandantes contra Bósnia e Armênia, respectivamente. Depois do empate por 1 a 1 em Istambul, mês passado, turcos e belgas têm 4 pontos.

Grupo 6

A goleada de 4 a 1 sobre a Croácia empolgou a torcida da Inglaterra, que deve quebrar o recorde de público do novo Wembley neste sábado. São esperados 90 mil torcedores no jogo contra o Cazaquistão.

O meia-direita Theo Walcott, autor de três gols em Zagreb, conquistou definitivamente a posição de David Beckham. O técnico Fabio Capello deve promover o retorno de Steven Gerrard, em mais uma tentativa de fazer funcionar a dupla com Frank Lampard no meio-campo.

A Ucrânia, que tem os mesmos 6 pontos da Inglaterra, recebe a Cróacia, com 3.

Grupo 7

A luta de Raymond Domenech para permanecer à frente da seleção francesa tem mais um capítulo neste sábado, quando os Bleus vão a Constanta para enfrentar a Romênia. Depois da estréia com derrota para a Áustria, Domenech ganhou sobrevida com a vitória em casa sobre a Sérvia, mas um novo revés colocará seu futuro novamente em discussão.

A Romênia também atravessa um período complicado. Na primeira rodada, perdeu em casa por 3 a 0 para a Lituânia. Depois, foi às Ilhas Faroe e saiu com uma magra vitória por 1 a 0. O técnico Victor Piturca poderá escalar o atacante Adrian Mutu, que foi desfalque nas duas primeiras partidas.

A Lituânia, líder com 6 pontos, viaja para enfrentar a Sérvia, que tem 3. As Ilhas Faroe recebem a Áustria, em um duelo de grandes lembranças. Na primeira partida oficial de sua história, em setembro de 1990, pelas eliminatórias da Eurocopa-1992, a seleção faroesa bateu os austríacos por 1 a 0.

Grupo 8

Mesmo sem impressionar nas duas primeiras rodadas, a Itália somou 6 pontos com vitórias sobre Chipre e Geórgia. A convocação do técnico Marcello Lippi dá alguns sinais de renovação, ainda que forçada por ausências como as de Andrea Pirlo, Mauro Camoranesi e Gianluigi Buffon, campeões mundiais em 2006.

A principal novidade contra a Bulgária, em Sofia, deve ser a estréia do atacante Simone Pepe, da Udinese. Ele formaria o trio de ataque com o colega de time Antonio Di Natale e um centroavante entre Luca Toni e Alberto Gilardino. O atacante da Fiorentina é candidato à vaga por causa do mau momento vivido por Toni na seleção.

O outro jogo da chave tem Geórgia e Chipre brigando pelo primeiro ponto.

Grupo 9

A Holanda, que estreou com vitória fora de casa sobre a Macedônia, recebe a Islândia em Roterdã. O técnico Bert van Marwijk tem problemas para montar a Oranje, por causa dos vários desfalques. O goleiro Edwin van der Sar, que se aposentou da seleção após a Eurocopa, retornou em caráter excepcional por causa das lesões do titular Maarten Stekelenburg e do reserva Henk Timmer.

Arjen Robben, Robin van Persie, Jan Vennegoor of Hesselink, John Heitinga e Khalid Boulahrouz são os outros lesionados. O trio ofensivo do meio-campo deve ser formado por Dirk Kuyt, Rafael van der Vaart e Ryan Babel.

Em Glasgow, a Escócia, com 3 pontos em dois jogos, enfrenta a Noruega, que empatou em casa com a Islândia em sua única partida até agora.

Fórmula de disputa

As 53 seleções estão divididas em nove grupos - oito com seis seleções e um com cinco. Classificam-se diretamente para o Mundial as primeiras colocadas dos grupos. As oito melhores segundas disputarão a repescagem pelas outras quatro vagas.

Confira os jogos deste sábado pelas eliminatórias da Copa:

Grupo 1

Hungria x Albânia

Dinamarca x Malta

Suécia x Portugal (15:00, ESPN Internacional)

Grupo 2

Suíça x Letônia

Luxemburgo x Israel

Grécia x Moldova

Grupo 3

Polônia x República Tcheca

San Marino x Eslováquia

Eslovênia x Irlanda do Norte

Grupo 4

Finlândia x Azerbaijão

País de Gales x Liechtenstein

Alemanha x Rússia

Grupo 5

Turquia x Bósnia

Estônia x Espanha (15:45, Sportv 2)

Bélgica x Armênia

Grupo 6

Inglaterra x Cazaquistão (13:15, ESPN Brasil)

Ucrânia x Croácia

Grupo 7

Ilhas Faroe x Áustria

Sérvia x Lituânia

Romênia x França (15:40, TV5)

Grupo 8

Bulgária x Itália (15:15, Sportv e RAI)

Geórgia x Chipre

Grupo 9

Escócia x Noruega

Holanda x Islândia


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo