iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

10/10 - 17:24

Eliminatórias: Argentina joga sob pressão contra Uruguai
Líder, Paraguai visita a Colômbia, que conta com novo treinador; Bolívia x Peru fazem confronto dos lanternas

Trivela.com

BUENOS AIRES (Argentina) - Diante de um de seus maiores rivais, a Argentina tenta enfim calar os críticos. Neste sábado, em Buenos Aires, a Albiceleste enfrenta o Uruguai na última rodada do primeiro turno das Eliminatórias da Copa do Mundo-2010. Um novo tropeço não só complicaria a situação dos argentinos no torneio como deixaria o treinador Alfio Basile em maus lençóis.

No Monumental de Núñez, a Argentina (3º, 13 pontos) recebe o Uruguai (5º, 12) para encerrar uma série negativa. Nas Eliminatórias-2010, a Albiceleste não vence há cinco jogos no torneio (perdeu e empatou quatro). Seu último triunfo foi um 3 a 0 em cima da Bolívia, em casa, em 17 de novembro do ano passado. Levando-se em consideração os amistosos, os argentinos empataram seus seis últimos confrontos.

Um novo tropeço poderia até mesmo deixar a Argentina fora da zona de classificação, dependendo dos demais resultados. Se isso realmente acontecer, a pressão em cima de Alfio Basile aumentará ainda mais. Por conta da situação da equipe, o treinador manteve o silêncio durante toda a semana e nem deu pistas sobre a provável escalação dos titulares.

A principal dúvida de ‘Coco’ Basile deve ficar mesmo sobre a presença ou não de Riquelme. O meia do Boca Juniors protagonizou uma polêmica com Cáceres, seu colega de equipe, durante a semana. Além disso, não está em sua melhor forma física e técnica. Di Maria tem chances de ser escalado.

Do lado uruguaio, a Celeste Olímpica vem de uma vitória sobre a Colômbia fora de casa (1 a 0) e um empate sem gols com o Equador em Montevidéu. A seleção não contará com o atacante Diego Forlán, machucado. Já o zagueiro Lugano e o goleiro Castillo se recuperaram de problemas físicos e estarão em campo.

Líder fora de casa
Em Bogotá, o Paraguai (1º, 17 pontos) visita a Colômbia (6º, dez) para ampliar sua vantagem na ponta. A maior novidade dos cafeteros está no banco de reservas. O treinador Eduardo Lara, substituto de Jorge Luis Pinto, demitido no mês passado após as derrotas para Uruguai (1 a 0) e Chile (4 a 0).

Lara não fez mistério e já definiu o onze inicial. Julio será o goleiro titular, com Perea e Yepes na defesa. Hernández será o responsável pela armação, com a dupla de ataque formada por Rentería e Montero, atual artilheiro do Campeonato Colombiano.

Os paraguaios terão o desfalque de Roque Santa Cruz. O atacante está com uma contratura muscular. O treinador Gerardo Martino corre o risco de sofrer outras baixas. O lateral Morel Rodríguez, com dores no joelho direito, enquanto o atacante Nélson Haedo-Váldez, com fadiga muscular, seguem como dúvida. Caso eles não joguem, Aureliano Torres e Oscar Cardozo serão seus substitutos.

Lá em cima, os times de baixo
La Paz terá o confronto dos lanternas. A Bolívia (10º, cinco pontos) enfrenta o Peru (9º, sete) motivada pelo empate sem gols com o Brasil no Engenhão. Aos peruanos, resta vencer na casa do adversário se quiser manter alguma chance de brigar por uma vaga no Mundial.

No domingo, o Equador (7º, nove pontos) sonha em ficar mais perto da zona de classificação. Em Quito, a seleção recebe o Chile (4º, 13); o treinador Sixto Vizuete está com uma dúvida. No meio-campo, Luis Bolamos, com desempenho irregular, pode perder seu lugar para Patrício Urrutia.

Do lado chileno, a preocupação fica por conta de Humberto Suazo. O atacante se machucou durante um treino e corre o risco de desfalcar a Roja. As novidades podem ficar por conta das escalações de Carlos Carmona e Roberto Cereceda no meio-campo.

Veja os jogos deste fim de semana pela nona rodada das Eliminatórias-2010:

Sábado, 11/outubro

Bolívia x Peru
Argentina x Uruguai
Colômbia x Paraguai

Domingo, 12/outubro

Venezuela x Brasil
Equador x Chile
 

Leia mais sobre: Argentina Uruguai



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo