iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

09/10 - 22:29

Aos trancos e barrancos, Cruzeiro vence mais uma

Gol da vitória foi marcado pelo volante Ramires, aos 27 minutos do primeiro tempo de jogo

Gazeta Esportiva

BELO HORIZONTE - O Cruzeiro venceu o Ipatinga por 1 a 0 na noite desta quinta-feira e se manteve próximo aos líderes, firme na corrida pelo título. Não foi uma exibição da Raposa, que tem de agradecer ao goleiro Fernando, do Ipatinga, pelos três pontos conquistados nesta noite. Assista ao gol no player ao lado >>

Agora, os celestes somam 52 pontos, contra 54 do Palmeiras e 56 do Grêmio. Para o Tigre do Vale do Aço, a situação continua crítica. Com 27 pontos, o time permanece na zona de rebaixamento.

Jogando fora de casa, o Ipatinga trouxe a campo uma proposta de jogo baseada na marcação. Com quatro volantes, a equipe do interior planejava tirar os espaços do Cruzeiro, impedindo o toque de bola, apostando nos desarmes e na saída de jogo em velocidade.

Com esta estratégia, o Tigre foi mesmo melhor no primeiro tempo. Segura na defesa, a equipe do Vale do Aço incomodava quando ia à frente. Os escanteios preocupavam a defesa celeste e, num deles, o gol não saiu por muito pouco. Aos 12 minutos, Rodriguinho cobrou fechado e, como ninguém desviou, a bola tomou o rumo do gol. Para a sorte do time da casa, ela tocou a trave e voltou nos braços do goleiro Fábio.

Sem espaço, o Cruzeiro apelava para as jogadas de linha de fundo para tentar chegar perto do gol e, mesmo sem um centroavante alto e bom de cabeceio, conseguiu resultado. Aos 27 minutos, após cruzamento despretensioso da direita, o goleiro Fernando saiu muito mal, deixando a bola no meio da área. Gerson Magrão bateu e Fernando se recuperou, fazendo uma defesa que o redimiria, mas Ramires pegou a sobra e abriu o marcador.

O gol deu à Raposa mais calma para trabalhar a bola e aumentou a necessidade do Ipatinga de atacar. Assim, os celestes não ficaram mais expostos ao contra-ataque. Com esta tranqüilidade, foi o Cruzeiro quem quase chegou ao segundo gol ainda no primeiro tempo. Aos 38, Guilherme pegou uma bola rebatida, teve tempo de dominar e escolher o canto, mas bateu para fora.

No segundo tempo, a partida continuou bastante equilibrada. O Ipatinga, mesmo mantendo o esquema do primeiro tempo, ainda levava perigo pela ponta. Aos sete minutos, em jogada envolvente, Rodriguinho foi à linha de fundo e cruzou para Ferreira. O centroavante cabeceou para o chão, consciente, e Fábio fez excepcional defesa.

Aos poucos, o Ipatinga foi se abrindo para o jogo, com substituições ofensivas, dando espaços ao Cruzeiro. Aos 17 minutos, o time da capital quase ampliou o marcador em jogada individual de Thiago Ribeiro. Ele entrou conduzindo a bola pela esquerda, cortou para dentro e soltou uma bomba no travessão.

No entanto, os minutos finais foram de pressão quadricolor. Pressionado, o Cruzeiro tentava a todo custo evitar o gol do Tigre, que por muito pouco não saiu. Na melhor oportunidade, o zagueiro Gian desviou de cabeça uma cobrança de escanteio e quase acertou a bola na gaveta. Num último contra-ataque, os celestes ainda perderam boa chance, quando Thiago Ribeiro cortou um zagueiro e, de cara para o gol, chutou para fora bisonhamente.

Na próxima rodada, o Ipatinga viaja para Santa Catarina, onde tentará, no outro sábado, dia 18, sua primeira vitória como visitante na temporada, diante do Figueirense. Já o Cruzeiro volta a jogar no Mineirão, mas com a casa dividida. No domingo, dia 19, o estádio recebe o grande clássico mineiro, entre Cruzeiro e Atlético.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 X 0 IPATINGA  (Veja como foi o jogo lance a lance)

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 09 de outubro de 2008
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Rodrigo Otávio Baeta (MG)

Gols: Ramires, aos 27 minutos do primeiro tempo

CRUZEIRO: Fábio; Maurinho (Elicarlos), Léo Fortunato, Thiago Heleno e Fernandinho; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Gerson Magrão (Camilo); Guilherme (Jajá) e Thiago Ribeiro.
Técnico: Adilson Batista

IPATINGA: Fernando; Márcio Gabriel (Luciano Mandi), Gian, Henrique e Rodriguinho (Gilsinho); Júlio, Augusto Recife, Xaves (Kempes) e Leandro Salino; Adeílson e Ferreira.
Técnico: Márcio Bittencourt


Leia mais sobre: Cruzeiro Ipatinga Brasileirão



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo