iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

07/10 - 07:54

Grupos da Copa da Uefa são sorteados na Suíça
Nesta temporada, torneio vive sua última edição antes de ser rebatizado com o nome de "Liga Europa"

Trivela.com

NYON (Suíça) - Foram sorteados nesta terça-feira, em Nyon, os grupos da Copa Uefa. O Milan, sete vezes campeão europeu, caiu em uma chave de times com menos tradição em sua rara participação no torneio. Os adversários dos "rossoneri" serão o Heerenveen, da Holanda, o Braga, de Portugal, o Portsmouth, da Inglaterra, e o Wolfsburg, da Alemanha.

As 40 equipes que superaram a primeira fase foram divididas em oito grupos de cinco. A disputa será em turno único, com cada time fazendo dois jogos em casa e dois fora. Os três primeiros de cada grupo avançam à etapa seguinte, quando se juntam os terceiros colocados da Liga dos Campeões e os confrontos voltam a ser eliminatórios.

Entre as chaves sorteadas nesta terça, chama a atenção o grupo A, com representantes de quatro das cinco principais ligas do continente. Schalke 04, Paris Saint-Germain, Manchester City e Racing Santander são acompanhados pelo holandês Twente, do ex-técnico da seleção inglesa Steve McClaren.

O grupo C é outro que promete partidas interessantes, com Sevilla, Stuttgart e Sampdoria ao lado do sérvio Partizan e do belga Standard Liège, ambos campeões nacionais na última temporada. O Sevilla tem dois títulos da Copa Uefa no currículo (2006 e 2007), a exemplo do Tottenham Hotspur (1972 e 1984) e do Feyenoord (1974 e 2002).

O sorteio sorriu para os Spurs, que fazem péssima campanha no Campeonato Inglês. O time está no grupo D, com Spartak Moscou, Udinese, Dinamo Zagreb e NEC. O Feyenoord caiu no grupo H, que ainda tem o CSKA Moscou, campeão de 2005, além de Deportivo La Coruña, Nancy e Lech Poznan.

O grupo F chama a atenção pela presença de três campeões europeus: Hamburg, Ajax e Aston Villa. Ao lado deles, estão Slavia Praga, da República Tcheca, e Zilina, da Eslováquia - este último o time pior ranqueado entre os classificados.

O Benfica encabeça o grupo B, que ainda tem Olympiacos, Galatasaray, Hertha Berlim e Metalist Kharkiv, enquanto o Valencia pega Club Brugge, Rosenborg, Kobenhavn e Saint-Etienne no grupo G.

A fase de grupos se disputa em cinco rodadas, dias 23 de outubro, 6 e 27 de novembro, 3/4 e 17/18 de dezembro. A tabela será divulgada ainda nesta terça. No sorteio dos 16avos-de-final, os primeiros colocados serão sorteados com os terceiros, e os segundos enfrentarão os times vindos da Liga dos Campeões.

Esta é a última edição da Copa Uefa antes da mudança de nome. A competição se chamará Liga Europa a partir da próxima temporada, e terá um formato mais semelhante ao da Liga dos Campeões, com 12 grupos de quatro equipes disputados em turno e returno.

Veja como ficaram os grupos:

Grupo A

Schalke 04 (Alemanha)
Paris Saint-Germain (França)
Manchester City (Inglaterra)
Racing Santander (Espanha)
Twente (Holanda)

Grupo B

Benfica (Portugal)
Olympiacos (Grécia)
Galatasaray (Turquia)
Hertha Berlim (Alemanha)
Metalist Kharkiv (Ucrânia)

Grupo C

Sevilla (Espanha)
Stuttgart (Alemanha)
Sampdoria (Itália)
Partizan (Sérvia)
Standard Liège (Bélgica)

Grupo D

Tottenham Hotspur (Inglaterra)
Spartak Moscou (Rússia)
Udinese (Itália)
Dinamo Zagreb (Croácia)
NEC (Holanda)

Grupo E

Milan (Itália)
Heerenveen (Holanda)
Braga (Portugal)
Portsmouth (Inglaterra)
Wolfsburg (Alemanha)

Grupo F

Hamburgo (Alemanha)
Ajax (Holanda)
Slavia Praga (Rep. Tcheca)
Aston Villa (Inglaterra)
Zilina (Eslováquia)

Grupo G

Valencia (Espanha)
Club Brugge (Bélgica)
Rosenborg (Noruega)
Copenhague (Dinamarca)
Saint-Etienne (França)

Grupo H

CSKA Moscou (Rússia)
Deportivo La Coruña (Espanha)
Feyenoord (Holanda)
Nancy (França)
Lech Poznan (Polônia)


Leia mais sobre: Copa da Uefa Liga Europa



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AFP

Tudo definido
Pela última vez, Copa da Uefa tem sorteio para grupos com cinco times

Topo