iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

07/10 - 22:07, atualizada às 09:08 08/10

Em desvantagem na rodada, Palmeiras joga “decisão” ante Figueirense

Dos cinco primeiro colocados na tabela, somente o Verdão irá jogar fora de casa

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras classifica a próxima rodada como fundamental. Isso porque o time do técnico Vanderlei Luxemburgo é o único, entre os candidatos ao título, que atua na condição de visitante. Nesta quarta-feira, o Verdão entra no gramado do estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, às 22 horas, para enfrentar o Figueirense.

Os outros quatro ponteiros da competição atuam em casa. No mesmo dia, o vice-líder Grêmio, que está com a mesma pontuação alviverde e em desvantagem no número de vitórias, pega o Santos, no Olímpico. Na quinta-feira, o Cruzeiro (terceiro colocado) joga diante do Ipatinga, no Mineirão, enquanto o São Paulo (quinto colocado) enfrenta o Náutico, no Morumbi. Para fechar, o Flamengo, quarto melhor da classificação, estará em campo somente no sábado ante o Atlético-MG, no Maracanã.

“Vejo esse jogo como o mais importante, é um compromisso fora de casa, temos que encarar como uma decisão. Estamos cientes de que vamos enfrentar grandes dificuldades contra o Figueirense”, decreta o lateral-esquerdo Leandro, concordando com a vantagem dos rivais nesta rodada.

O atacante Alex Mineiro usa a mesma linha de raciocínio do companheiro. “Vamos jogar fora enquanto todos os concorrentes atuam em casa. Todos os jogos são decisivos. A facilidade é maior quando você atua diante da torcida. Mas vivemos um grande momento e não podemos perder o foco, que é buscar a vitória”, receita o camisa nove.

No primeiro turno, o Palmeiras vinha com extrema dificuldade de conquistar pontos longe do Parque Antártica. Na metade final da competição, o desempenho alviverde já melhorou. O time conseguiu vitórias importantes diante de Atlético-PR, na Arena da Baixada, e Cruzeiro, no Mineirão. A única derrota no returno fora aconteceu contra o Internacional, em Porto Alegre.

“A missão mais complicada é do Palmeiras. Jogar como visitante é muito difícil neste Campeonato Brasileiro. No primeiro turno, as dificuldades do Palmeiras eram enormes como visitante. Na virada, tivemos uma melhora acentuada, vitórias que nos colocaram no primeiro lugar”, destaca Alex Mineiro.

A maioria dos concorrentes do Verdão ao título (Grêmio, Cruzeiro e Flamengo) venceu o Figueirense mesmo na capital catarinense. Apenas o São Paulo empatou em Florianópolis. Mesmo assim, o Palmeiras prega respeito ao adversário. “Já fui dirigido pelo Mário Sérgio e sei que o Figueirense vai imprimir uma marcação forte e dificultar ao máximo o nosso trabalho”, explica Alex Mineiro.

Em relação à escalação, Vanderlei Luxemburgo pode fazer uma mudança na defesa do Palmeiras. Vetado diante do Atlético-MG devido a uma contusão na coxa, Roque Júnior tem chances de retornar ao time titular no lugar do jovem Maurício, que cometeu uma falha contra o Galo.

No Figueirense, o técnico Mário Sérgio está preocupado principalmente com as bolas aéreas. Por isso, vai manter o zagueiro Bruno Perrone entre os titulares. Além disso, a equipe terá uma modificação: o volante Gomes entra na vaga do ala Alex Cazumba. Com isso, Marquinho ocupa o lado esquerdo.

Experiente, Mário Sérgio espera uma equipe embalada após a vitória sobre o Vasco, em São Januário. “Vamos tentar confirmar o resultado que conquistamos no Rio de Janeiro. Para isso, esperamos o apoio da torcida, que sempre esteve ao nosso lado”, diz o treinador, confiando em casa cheia no Orlando Scarpelli.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE X PALMEIRAS


Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 08 de outubro de 2008, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa-RS)
Assistentes: José Antonio Chaves Franco Filho e Paulo Ricardo Silva Conceição (ambos RS)

FIGUEIRENSE: Wilson; Alex, Bruno Perone e Asprilla; Diogo, Magal, Gomes, Cleiton Xavier e Marquinho; Tadeu e Bruno Santos
Técnico: Mário Sérgio

PALMEIRAS: Marcos; Gustavo, Roque Júnior (Maurício) e Martinez; Elder Granja, Sandro Silva, Pierre, Diego Souza e Leandro; Kléber e Alex Mineiro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.


Leia mais sobre: Palmeiras Campeonato Brasileiro Figueirense



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Vipcomm

Depois da goleada no Vasco...
Em casa, Figueirense tentará manter a ascenção logo contra o líder do Brasileirão

Topo