iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

06/10 - 17:16

Veja um balanço dos principais times na Dinamarca
Aalborg disputa a Liga dos Campeões, mas está na zona de rebaixamento no campeonato dinamarquês

Trivela.com

AALBORG (Dinamarca) - Certamente, no primeiro momento, ver a equipe classificada para a disputa da principal competição européia de clubes foi um dos fatos mais importantes na história do Aalborg e desde o título nacional conquistado na última temporada, este era o principal objetivo do time: participar pela segunda vez da Liga dos Campeões.

Com um importante empate contra o Celtic e uma derrota por 3 a 0 para o poderoso Manchester United, ainda não se pode afirmar que a equipe não faça uma campanha digna, mas estar na zona de rebaixamento da SAS-Liga, anda incomodando demais torcedores e dirigentes. E o culpado para a má fase já foi eleito: o técnico Bruce Rioch.

O escocês foi trazido especialmente para qualificá-lo para a disputa da Liga dos Campeões e o empate em Glasgow foi considerado um resultado até surpreendente, mas não amenizou a seqüência de derrotas no campeonato nacional. E o treinador, que muitas vezes arrisca demais, ao escalar jogadores menos experientes (Saganowski por exemplo) em partidas importantes, tem poucas chances de terminar a competição à frente do clube e por isso, o ambiente já não é dos melhores.

Além da postura do treinador, a política de contratações do clube para a temporada se mostrou equivocada, justamente pela chegada de jogadores inexperientes demais para suportar a pressão de disputar duas competições importantes.

Mas se a situação na tabela não é confortável, o elenco parece ainda disposto a segurar a responsabilidade. Após o empate em 1 a 1 contra o Horsen, neste final de semana, o zagueiro Martin Pedersen declarou confiança “Poderíamos ter vencido, erramos muito e a nossa principal dificuldade é a finalização. Mas estou seguro quanto a nossa recuperação.”

Entre os primeiros quatro colocados na tabela, o que se vê são campeões nas últimas temporadas.E muita gente acredita que o Aalborg não é candidato ao rebaixamento. Mas a tabela, e os últimos resultados mostram que a possibilidade não é tão impensável assim.

Protesto fora de campo
Os torcedores do Copenhagem não se mostram dispostos a respeitar a lei. Um grupo formado por cerca de 150 pessoas, protestou contra o cadastramento de torcida proposto pelo próprio clube.

O FCK pretende cadastrar os grupos para que eles possam acompanhar o time em partidas fora de casa. A medida foi tomada principalmente após um conflito acontecido durante uma partida contra o Brøndby, no estádio adversário.

Para alguns, a medida vai acabar com a “cultura” de torcida organizada. Não se importando com a opinião dos mais radicais, outras equipes da SAS-Liga pretendem tomar a mesma iniciativa.

Elogios dentro de campo
Enquanto isso, o técnico norueguês Ståle Solbakken só recebe elogios. Alguns jornalistas e até mesmo o treinador do rival Brøndby, Tom Kølher, arriscam declarar que o FCK é o melhor time da história do futebol na Dinamarca.

“Eu não consigo lembrar de algum time que jogou tão bem. Eu acho que eles estão melhores agora do que quando disputaram a Liga dos Campeões. Agora o FCK parece ter encontrado sua formação perfeita e joga o melhor do futebol. O time tem uma ‘cara’ internacional,”declarou o treinador do maior rival, ao jornal Jyllands Posten.

Apesar do futebol “espetacular”, o FCK não é o líder do campeonato. O Odense lidera com uma vantagem de quatro pontos em relação ao time da capital. Já o Brøndby ocupa a terceira colocação, apenas um ponto atrás do FCK.

Só mesmo Cristiano Ronaldo
O meio campista Alanzinho permanece em alta no futebol norueguês. Para Johan Semb, ex-técnico da seleção da Noruega, na Europa, o jogador brasileiro só não é melhor driblador do que Cristiano Ronaldo.

Em outras palavras, Semb acredita que Alanzinho pode concorrer com jogadores como Ronaldinho e o sueco Zlatan Ibrahimovich.

“Não existe quase nenhum driblador melhor que Alanzinho em uma liga européia. Talvez só Cristiano Ronaldo seja melhor. E me surpreende que ele ainda não jogue em uma liga mais forte”, declarou o atual comentarista do Canal TV2.

Alanzinho, ao lado de Daniel Nannskog, foi o destaque da partida contra o Molde. O Stabæk venceu por 4 a 0, com três assistências do brasileiro. Neste final de semana, a vitória diante do Ham Kam manteve a vantagem da equipe na liderança e o time comandado por Jan Jönsson está muito próximo de assegurar o título.

Ele se salvou
Após alguns dias de incerteza e até a real ameaça de falência, o Start terá um novo dono. O banco Sparebanken salvará o clube de sua gigantesca dívida. Segundo o site oficial do Start, o banco entrará com 38 milhões de coroas para assegurar o clube, além de assumir as dívidas adquiridas pela construção do estádio Sor Arena.

Leia mais sobre: Aalborg Dinamarca



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo