iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

05/10 - 18:52

Corinthians já planeja esquema menos ofensivo em 2009
"Nosso problema não foi o esquema. Foi a atuação individual dos atletas", disse o treinador

Agência Estado

SÃO PAULO - Já que a reta final da Série B servirá de preparação e observação para 2009 - o acesso está bem encaminhado e deve ocorrer em três rodadas -, a questão que fica é se na próxima temporada o técnico do Corinthians, Mano Menezes, manterá o ousado esquema no qual escala seu time. Como o treinador gosta de frisar nas entrevistas, sua equipe é uma das mais ofensivas do Brasil, já que atua apenas com um volante - atualmente Cristian é o titular.

Antes ainda de pensar da Primeira Divisão, o treinador do Corinthians teve que responder sobre o seu esquema após o empate contra o Marília, por 1 a 1, neste sábado. Questionado se a falta de marcadores no meio-de-campo não tinha ocasionado a pressão que o time sofreu do rival, a resposta foi em tom de irritação.

"Aqui no Brasil é engraçado: se você joga com três volantes, é retranqueiro. Se joga com um e teu time tem uma atuação ruim e é pressionado, é porque você não marca. Nosso problema não foi o esquema. Foi a atuação individual dos atletas", explicou.

Se Mano prefere não comentar o possível esquema tático do Corinthians na Séria A de 2009, internamente essa questão é sim muito discutida.

O objetivo corintiano não é segredo: conseguir uma vaga na Libertadores de 2010, ano do centenário do clube. Pensando nisso, o técnico corintiano e o diretor técnico Antonio Carlos concordam em um ponto: jogar com apenas um marcador de origem pode ser suicídio contra times de maior qualidade.

Uma boa possibilidade para 2009, por exemplo, é Cristian e Fabinho juntos em campo. Os dois são bons marcadores e têm qualidade para iniciar as jogadas. Fabinho atualmente se recupera de uma cirurgia e só retorna a campo em janeiro.

A dificuldade seria em escolher quem sai. Se Elias é considerado o motorzinho do time, e Douglas o jogador de maior qualidade, na formação atual sobraria para Morais - que poderia jogar mais adiantado, principalmente se o argentino Herrera não renovar seu contrato.


Leia mais sobre: Corinthians Série B



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo