iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

03/10 - 15:52

Saiba como funciona o Cartão IF para torcedores de futebol
Daqui 45 dias, sistema permitirá adquirir ingressos em casas lotéricas, espalhadas em mais de 11 mil pontos

Léo Morelli, repórter iG Esporte

SÃO PAULO – O primeiro passo para acabar com ações de cambistas e evitar os tradicionais tumultos nos estádios pelo Brasil foi dado, nesta sexta-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol, em São Paulo.

O Grupo BWA, empresa responsável pela fabricação dos ingressos, em parceria com a Caixa Econômica Federal, lançou o Cartão de Entretenimento Ingresso Fácil (Cartão IF), que permitirá ao torcedor comprar ingresso em casas lotéricas.

O Cartão IF funcionará como cartão de débito com recarga. O torcedor compra o seu ingresso em algum setor determinado do estádio, ou do local onde o espetáculo será realizado, na lotérica. O crédito será descontado do cartão nas catracas de entrada.

Para contar com o Cartão IF, o torcedor terá que fazer o seu cadastro no site da Ingresso Fácil (www.ingressofacil.com.br) e pagar uma taxa de R$ 15,00. A cada compra de ingresso, uma taxa única de administração de R$ 2,50 será cobrada.

Para cada CPF será emitido somente um cartão, que também é à prova de qualquer tipo de fraude e falsificação. "Acreditamos que esse novo sistema vai neutralizar a ação dos cambistas e dar mais segurança contra fraudes, na medida em que o cartão é pessoal e intransferível. Uma pessoa não poderá comprar com o cartão de outra", explica Bruno Balsinelli, sócio diretor do grupo BWA.

A venda de ingressos em casas lotéricas terá início em meados de novembro. A partir de 2009, estaduais, nacionais e torneios internacionais terão ingressos que poderão ser adquiridos nesse sistema.

Estudantes poderão adquirir meia-entrada normalmente, mas deverão comprovar matrícula em escolas ou universidades no ano vigente. Virado o período de 12 meses, será necessária a revalidação da condição de estudante.

Passo-a-passo do Cartão IF:

– Você faz o cadastro no site (www.ingressofacil.com.br), em outros pontos de vendas do Ingresso Fácil ou até mesmo nos clubes credenciados (consulte o site).

– Assim que o cartão, pessoal e intransferível, chegar à sua residência, você já poderá ir a uma das 11 mil casas lotéricas do país e efetuar a compra. Na lotérica, você diz para qual jogo e setor do estádio quer o ingresso. É obrigatória a apresentação do RG do proprietário do cartão.

– Para efetuar a compra de ingresso para uma outra pessoa da mesma família (filho, pai ou mãe), você também deverá realizar o mesmo cadastro. Cada pessoa, independente do parentesco, terá que possuir um Cartão IF.

- Na lotérica, além do seu Cartão IF, você poderá carregar o cartão de outra pessoa, mas só será permitido se o mesmo for da mesma família e mediante a apresentação do RG (Carteira de identidade) do proprietário do cartão que será carregado.

– Além do ingresso, a Caixa Econômica Federal permite a você colocar um valor superior no mesmo cartão para ser gasto como débito nos estabelecimentos comerciais credenciados com a bandeira do seu cartão (Visa, Mastercard, entre outras).

Observações:

  • O torcedor só poderá comprar ingressos com o Cartão IF quando a cota de ingressos para o determinado jogo for liberada pelo clube.
  • O esquema tradicional de venda de ingressos nas bilheterias será mantido; contudo, o objetivo é, com o tempo, migrar tudo para o Cartão IF.
  • Estudantes poderão adquirir meia-entrada normalmente, mas deverão comprovar matrícula em escolas ou universidades no ano vigente. Virado o período de 12 meses, será necessária a revalidação da condição de estudante.

Leia mais sobre: Cartão IF



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo