iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

02/10 - 00:04

Botafogo derrota América e segue na disputa na Sul-Americana

Fogão agora espera o vencedor de Arsenal de Sarandí e Estudiantes para saber qual será seu adversário na próxima fase

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - O Botafogo se classificou para as quartas-de-final da Copa Sul-americana ao derrotar o América de Cáli, da Colômbia, por 3 a 1 em partida disputada nesta quarta-feira, no Engenhão. Veja os gols no player ao lado >>>

Com o resultado, o alvinegro quebrou um jejum de quatro partidas sem vitórias e agora vai enfrentar o ganhador do duelo entre os argentinos Arsenal, atual campeão, e Estudiantes, que se enfrentam nesta quinta-feira na casa do primeiro.

Na ida, os donos da casa venceram por 2 a 1. Pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo enfrentará o Grêmio em jogo marcado para o próximo sábado.

A vitória do time dirigido por Ney Franco foi merecida porque o Botafogo dominou a partida do primeiro ao último minuto e soube aproveitar as oportunidades para marcar os gols que necessitava para garantir a passagem para a próxima fase do torneio. O América entrou para defender o empate, mas esbarrou na sua própria limitação técnica. O time colombiano só assustou depois de marcar seu primeiro gol, mas a equipe alvinegra soube garantir a vitória.

Assim que o árbitro apitou o início da partida, o Botafogo partiu para cima do América de Cáli com o objetivo de desfazer a vantagem alcançada pelos visitantes no primeiro jogo. Com Carlos Alberto e Jorge Henrique aberto pelas extremas, o técnico Ney Franco esperava que esta formação servisse para abrir a defesa colombiana. Já o América entrou disposto a manter o ataque botafoguense bem longe da sua área e procurava truncar as jogadas no meio campo.

Sem condições de penetrar na área adversária, o time alvinegro preferiu tentar o gol em chutes de longa distância.Wellington Paulista aos dez minutos e Lúcio Flávio aos 21 minutos deram grandes sustos no goleiro Berbia, uruguaio que defende a meta colombiana.

O Botafogo chegou a ter um gol anulado aos 25 minutos, quando Carlos Alberto, impedido, mandou para as redes. Aos 32 minutos, o time carioca chegou finalmente ao gol. Diguinho fez ótima jogada individual pela esquerda e cruzou para Wellington Paulista que se enrolou com oo zagueiros mas conseguiu colocar a bola nas redes.

O time dirigido por Ney Franco seguiu pressionando e o goleiro Berbia voltou a aparecer bem em conclusão de Carlos Alberto. O América só teve sua primeira grande oportunidade aos 45 minutos quando Alessandro errou a saída de bola, Ramos entrou livre com a bola mas Castillo saiu bem e abafou a jogada.

O Botafogo voltou sem mudanças no segundo tempo e seguiu na sua pressão em busca do segundo gol, o que não demorou muito. Aos seis minutos, após bola levantada no lado direito da área, Jorge Henrique cabeceou e Carlos Alberto, de meia bicicleta, mandou a bola para as redes colombianas em belo gol.

O América ficou tonto e acabou sofrendo o terceiro gol aos 11 minutos. Arnero falhou de forma bisonha ao tentar cortar um lançamento do que se aproveitou o lateral Alessandro para penetrar e cruzar para Welington Paulista pegar de primeira sem chances para o goleiro Berbia.

Depois do terceiro gol, o Botafogo se acomodou e o América partiu para tentar uma reação. Aos 31 minutos, Velez marcou seu primeiro em chute cruzado depois de uma desatenção da defesa carioca.

No minuto seguinte, o time da Colômbia quase marca o segundo que lhe daria a classificação aos 33 minutos mas o goleiro Castillo conseguiu desviar para escanteio. Nos minutos finais a partida ficou dramática:o Botafogo recuou para defender o resultado e o América pressionou até o fim sem sucesso.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 1 AMÉRICA-COL  (Veja como foi o jogo lance a lance)

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de outubro de 2008 (Quarta-feira)
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Chandía (Chile)
Assistentes: Lorenzo Acuña e Sergio Román (ambos do Chile)
Cartões amarelos: Wellington Paulista, André Luís (Botafogo); Moreno, Cortez e Valdez (América)
Gols: BOTAFOGO: Wellington Paulista aos 32 minutos do primeiro tempo e 11 minutos do segundo tempo; Carlos Alberto aos seis minutos do segundo tempo. AMÉRICA: Velez aos 31 minutos do segundo tempo.

BOTAFOGO: Castillo; Alessandro, Renato Silva, André Luis e Triguinho (Zé Carlos); Túlio, Diguinho (Leandro Guerreiro), Lucio Flavio e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Wellington Paulista (Fábio)
Técnico: Ney Franco

AMÉRICA: Berbia; Vélez, Valdés, Tavima e Armero; Otalvaro (Arango), Valencia, Córdoba e Víctor Cortés; Wilmer Parra (Moreno) e Adrián Ramos
Técnico: Diego Umaña


Leia mais sobre: Botafogo Copa Sul-Americana



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo