iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

02/10 - 16:17

Banks pede desculpas a Pelé por defesa na Copa de 70
Gesto faz parte de uma campanha promocional para ajudar o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, de Curitiba

Agência Estado

CURITIBA - Dono de uma defesa que, para muitos torcedores, é considerada a maior de todos os tempos no futebol, o ex-goleiro inglês Gordon Banks pediu "desculpas" a Pelé por ter defendido a cabeçada do brasileiro naquele jogo da Copa do Mundo de 1970, no México. As desculpas históricas fazem parte de uma campanha promocional para ajudar o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, sediado em Curitiba.

Na campanha, cada um dos 1.283 gols marcados por Pelé ao longo da carreira virou uma moeda numerada. As peças estão sendo vendidas e a renda será revertida para o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe - a previsão é arrecadar cerca de R$ 5,5 milhões. E Gordon Banks topou participar da promoção, admitindo arrependimento por aquela defesa, que poderia ter sido mais um gol e, conseqüentemente, mais uma moeda para ajudar o projeto que desenvolve pesquisas da área básica e clínica em doenças complexas da infância.

O jogo contra a Inglaterra, ainda na primeira fase da Copa do Mundo disputada no México, terminou com a vitória brasileira por 1 a 0, gol marcado por Jairzinho. Mas o lance que mais chamou a atenção aconteceu aos 10 minutos do primeiro tempo, quando Pelé cabeceou forte, de cima para baixo, à direita do goleiro inglês. A bola bateu no chão e, quando subia para entrar no gol, Banks jogou-se e fez a defesa, mandando-a sobre a trave.

"Pessoas ao redor do mundo ainda se impressionam com aquela defesa. Se eu soubesse o quão importante seria esse gol hoje, eu não teria defendido aquela bola. Eu fico intrigado. Eu não sei como ou por quê aquilo aconteceu. Desculpe, Pelé. Desculpe...", diz Gordon Banks no vídeo da campanha promocional.


Leia mais sobre: Gordon Banks Pelé



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo