iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

01/10 - 12:50

Série A do Brasileiro de 2009 pode ter desequilíbrio histórico entre Rio e SP

Com Vasco e Flu ameaçados de rebaixamento e paulistas em alta na Série B, Brasileiro do ano que vem pode chegar à diferença inédita de oito paulistas contra dois cariocas 

Daniel Dias, repórter do iG Esporte


SÃO PAULO - A rivalidade entre cariocas e paulistas no futebol existe desde quando o esporte passou a ser praticado no país. Que torcedor desses dois locais nunca se viu diante de uma discussão sobre qual dos Estados tem o futebol mais forte e vitorioso? A famosa conversa regionalista, com cada um defendendo o seu lado. O Brasileiro deste ano, entretanto, pode entrar para a história por desequilibrar essa disputa, graças aos atuais lanternas Vasco e Fluminense. 

Desde o início do Brasileiro, em 1971, nunca o Rio de Janeiro ficou com menos de três representantes na Série A. Aliás, somente em 98 e 99 (com o Fluminense rebaixado), e em 2003 (quando o Botafogo estava na Segundona), o estado fluminense só teve três equipes na competição. Se Vasco e Flu mantiverem a péssima campanha, porém, em 2009 só dois cariocas estarão na elite do futebol nacional.

Não bastasse a possível queda dos dois grandes, o Rio ainda pode ver São Paulo conquistar uma diferença histórica de participantes no Brasileiro entre os Estados. A maior delas aconteceu nas edições de 98 e 99 (eram oito equipes paulistas contra três cariocas), e em 2001 (nove a quatro para os paulistas).

Gazeta Press
Gazeta Press
Marcelinho pode levar mais um Paulista para a Série A. O Santo André caminha bem

Se tudo der certo para as equipes do Estado mais populoso do país, e errado para os clubes da Cidade Maravilhosa, no ano que vem serão oito times de São Paulo contra apenas dois do Rio. Além do Corinthians, que praticamente garantiu sua volta para a Série A, Barueri, Santo André, Bragantino e Ponte Preta têm boas chances na luta pelas outras três vagas. Mas contam com a concorrência dos “intrusos” Avaí e Vila Nova.

Ciente da evolução do futebol no Estado, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, tem uma explicação: “Já chegamos a ter sete ou oito times na Série A, mas eles foram caindo (na verdade o recorde de clubes paulistas foi em 1978, com 12 equipes). É tudo muito cíclico e agora é vez de voltarmos com tudo”, disse o dirigente, que fez sua aposta. “Dos sete primeiros colocados na Série B, cinco são paulistas. Acredito que dois deles vão subir. O Corinthians e mais um. Mas seria ótimo se subissem quatro. Isso só demonstra que o trabalho no interior está sendo realizado de maneira séria e competente”, finalizou.

Por outro lado, os cariocas podem dizer que os paulistas também não estão livres de um possível rebaixamento na primeira divisão, afinal, Portuguesa e Santos ainda lutam contra o descenso.

US
US

Número de participantes dos Estados no Brasileiro de 1971 a 2008 (acima e abaixo)

US
US

Em números absolutos, os paulistas levam vantagem com relação aos participantes dos dois Estados no Brasileirão. São Paulo já teve 22 equipes diferentes na Série A, contra 11 dos cariocas (veja relação completa abaixo).

Na década de 80, o Rio de Janeiro se gabava de ter o melhor futebol do país, haja visto os quatro títulos nacionais de Flamengo, Vasco e Fluminense. Nos anos 90, entretanto, foi a vez do povo de São Paulo se considerar o maior do Brasil, com os cinco títulos brasileiros de Corinthians, São Paulo e Palmeiras. E agora, nesse início de século, quem vai acabar levando a melhor?


Participantes dos dois Estados na primeira divisão do Brasileiro:

São Paulo: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Portuguesa, Guarani, Botafogo, Ponte Preta, XV de Piracicaba, América, Comercial, Noroeste, São Bento, Internacional, Francana, XV de Jau, Ferroviária, Santo André, São José, Bragantino, União São João e São Caetano

Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Olaria, América, Goytacaz, Volta Redonda, Bangu, Campo Grande e Americano


Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro futebol paulista futebol carioca



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

DESESPERO CARIOCA
Renato Gaúcho assumiu o Vasco para tirar o time do rebaixamento, mas está difícil...

Topo