iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

01/10 - 14:37

Polônia pode ser banida das eliminatórias para Copa de 2010
O país foi avisado que correria o risco de ser suspenso de todas as competições internacionais por causa de uma interferência do governo

Gazeta Esportiva

VARSÓVIA (Polônia) - A Polônia pode ficar de fora das eliminatórias européias para a Copa de 2010, na África do Sul. O país foi avisado pela Fifa na última terça-feira que correria o risco de ser suspenso de todas as competições internacionais por causa de uma interferência do governo na Federação Polonesa de Futebol, e agora tem até o dia 6 de outubro para restituir o cargo do presidente Michal Listkiewicz, afastado por denúncias de corrupção.

Na última segunda-feira, Listkiewicz foi suspenso do cargo pela Justiça do país, a pedido do Ministério do Esporte, tendo o seu lugar sido ocupado – por indicação do governo – por Robert Zawlocki.

No entanto, a Fifa e a Uefa declararam que não reconhecem o novo presidente, já que as regras não permitem interferência governamental na administração esportiva.

Assim, a Polônia perderia o direito de sediar a Eurocopa de 2012 ao lado da Ucrânia. A Fifa comunicou que a medida será votada na próxima reunião do comitê executivo, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro.

Nesta quarta-feira, no entanto, ameaçar um país com uma sanção desde já. Se não corrigir os problemas na instituição até o dia 6 de outubro, a Polônia será suspensa das eliminatórias.

Sendo assim, a seleção nacional seria impedida de realizar os jogos restantes, que contariam como vitórias por 3 a 0 para os adversários, como prevê o regulamento da competição qualificatória.


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo