iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

01/10 - 07:24

Liga dos Campeões tem redenção e confirmação nesta quarta

Barcelona, Chelsea , Inter de Milão e Liverpool são os destaques dos jogos pela Europa

Trivela.com

SÃO PAULO - As partidas desta quarta-feira pela segunda rodada da Liga dos Campeões colocarão frente a frente equipes em busca de redenção contra rivais com o intuito de confirmar sua fase positiva. O Barcelona se encaixa neste último grupo. Os blaugranas visitam o Shakhtar Donetsk com a chance de já deixar muito bem trilhado o caminho da classificação. Líder da Premier League, o Chelsea encara o surpreendente CFR Cluj na Romênia; já a Internazionale tenta se reerguer depois da derrota no clássico para o Milan. 

No grupo C, o Barcelona busca sua quinta vitória consecutiva. Os blaugranas, porém, precisam superar o Shakhtar Donetsk fora de casa. Um triunfo, além de ratificar a boa fase vivida pelo time catalão, deixará a equipe em situação confortável na LC. o Barça derrotou o Sporting por 3 a 1 em seu primeiro duelo na fase de grupos; já o Shakhtar derrotou o Basel por 2 a 1.

Para o confronto na Ucrânia, o treinador Josep Guardiola mais uma vez mudará a equipe, principalmente em busca da melhor formação de sua defesa. O treinador deve montar o miolo de zaga com Rafa Márquez e Puyol. Na lateral-esquerda, Abidal deve ser o titular.No meio-campo, mais pontos de interrogação: Xavi é o único com lugar garantido. Na frente, Henry deve começar no banco, com Eto’o a lado de Messi e Iniesta.

No Shakhtar Donetsk, incomoda a campanha do clube no Campeonato Ucraniano. Atual campeão nacional, o time aparece em um modesto 11º lugar, como nove pontos ganhos em nove rodadas – venceu apenas um jogo. Em 2004/05, as duas equipes se enfrentaram na fase de grupos. No duelo na Ucrânia, o time da casa levou a melhor: venceu por 2 a 0, mas terminou em terceiro lugar no grupo, atrás do Barça.

Em Lisboa, Sporting e Basel se enfrentam em busca de recuperação. Derrotados na estréia, os dois times se complicarão demais se perderem de novo. Sem Caneira, machucado, os Leões devem contar com Grimi em sua defesa. Já o clube suíço espera se vingar da eliminação para a equipe portuguesa na última edição da Copa Uefa, mas 16as-de-final.

Chelsea contra zebra
Na Romênia, pelo grupo A, o Chelsea encara o CFR Cluj, surpresa da primeira rodada ao derrotar a Roma por 2 a 1 em pleno estádio Olímpico. Os donos da casa querem repetir a dose contra os líderes da Premier League, que golearam o Bordeaux por 4 a 0 em stamford Bridge em sua estréia na LC.

Os Blues terão as ausências de Joe Cole e Deco, ainda em recuperação de problemas musculares. Já o atacante Salomon Kalou, que havia machucado o tornozelo no duelo do fim de semana contra o Stoke, livrou-se do problema e foi relacionado para o jogo. O treinador Luiz Felipe Scolari recomendou cuidado. “Eles estão confiantes e contam com bons jogadores. Respeitamos o Cluj”, afirmou.

Após tomar uma goleada de 4 a 0 do Chelsea, o Bordeaux espera deixar uma melhor impressão diante da Roma. Os Marine et Blanc contam com as voltas de Alou Diarra, Henrique e Wendel. Já o goleiro Ramé, com um problema muscular, pode ceder seu lugar para Valverde. No meio-campo, Gouffran segue como dúvida.

Do lado dos giallorossi, espera-se que o vexame diante do CFR Cluj tenha ficado para trás. Totti, com uma contusão no joelho, está fora. Júlio Baptista, recuperado de uma lesão muscular, foi relacionado, mas pode começar a partida no banco de reservas. Brighi tem chances de ganhar uma vaga no meio-campo.

Reencontro em Anfield
O Liverpool está empolgado pelo seu melhor começo de temporada desde 1996. Motivado pelo triunfo por 2 a 0 no dérbi contra o Everton e por liderar a Premier League ao lado do Chelsea, os Reds encaram um ‘freguês’ conhecido: o PSV. Na LC passada, as duas equipes se enfrentaram quatro vezes. Na fase de grupos, houve um empate sem gols e o clube inglês venceu em casa por 2 a 0. Nas quartas-de-final, a equipe de Rafa Benítez ganhou duas vezes: 3 a 0 diante de sua torcida e 1 a 0 em Eindhoven.

Para o treinador, a partida será especial: será sua 250ª à frente do Liverpool. Ele terá à disposição os meias Javier Mascherano e Yossi Benayoun, recuperados de pequenas lesões. Na estréia, os Reds derrotaram o Olympique de Marselha por 2 a 1 de virada, em pleno Vélodrome, fora de casa. O PSV, por sua vez, foi surpreendido pelo Atlético de Madrid em Eindhoven, e perdeu por 3 a 0. Por isso, a necessidade de reação imediata. Afellay, machucado, está fora.

No outro jogo da chave, o Atlético de Madrid recebe o Olympique de Marselha. Os Colchoneros pretendem se recuperar da derrota por 1 a 0 no Vicente Calderón diante do Sevilla, pela Liga Espanhola. Para isso, o time deve contar com algumas mudanças. Leo Franco deve começar no gol; Maniche e Heitinga, recuperados de contusão, retornam à equipe.

No Olympique, a pressão por resultados aumentou pelos recentes tropeços na Ligue 1: o time empatou seus dois últimos jogos no torneio e se distanciou do líder Lyon. Na LC, a derrota para o Liverpool em casa obriga o clube a buscar o resultado na Espanha.

Para disparar
No domingo, a Internazionale levou a pior no clássico contra o Milan. A derrota por 1 a 0 para os rossoneri na Série A serviu de alerta para os nerazzurri, que agora voltam sua concentração para a LC. Em San Siro, a equipe recebe o Werder Bremen, que decepcionou ao empatar com o Anorthosis Famagusta por 0 a 0 em casa em sua estréia no torneio continental.

O técnico José Mourinho ainda não se decidiu quem será o parceiro de Ibrahimovic no ataque. Há chances para Balotelli e Julio Cruz, mas Adriano é o favorito. No meio-campo, Vieira deve ganhar um descanso, com Stankovic como provável titular. Na defesa, Materazzi e Burdisso devem atuar juntos.

O Werder Bremen tenta ao menos chegar perto de seu desempenho ofensivo em suas últimas partidas na Bundesliga. Nos duelos contra Bayern de Munique e Hoffenheim, o time marcou nada menos do que dez gols. A única dúvida do técnico Thomas Schaaf fica por conta da lateral-esquerda. Boenisch deve ceder sua vaga para Pasanen.

Veja os jogos desta quarta-feira pela Liga dos Campeões, todos começando às 15h45 (horário de Brasília):

Grupo A
CFR Cluj x Chelsea
Bordeaux x Roma

Grupo B
Anorthosis Famagusta x Panathinaikos
Inter de Milão x Werder Bremen

Grupo C
Sporting x Basel
Shakhtar Donetsk x Barcelona

Grupo D
Liverpool x PSV
Atlético de Madrid x Olympique de Marselha


Leia mais sobre: Liga dos Campeões Futebol europeu



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AFP

Nada de surpresa
Sem Joe Cole e Deco, Chelsea já treina na Romênia para evitar qualquer zebra contra o Cluj

Topo