iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

30/09 - 11:29

Fifa e Uefa reprovam intervenção na Polônia
Entidades repudiaram decisão de afastar diretoria da federação local, acusada de omissão no combate à corrupção

Trivela.com

VARSÓVIA (Polônia) - A Fifa e a Uefa divulgaram uma nota nesta terça-feira sobre a nomeação de um interventor na federação polonesa (PZPN). As duas entidades não apoiaram a decisão e estudarão o caso, com a possibilidade de tomar alguma providência.

Nesta segunda-feira, o tribunal arbitral do Comitê Olímpico Polonês decidiu afastar toda a diretoria da PZPN. Segundo o órgão, o então presidente Michal Listkiewicz e outros dirigentes não coibiram os casos de corrupção no futebol do país. Robert Zawlocki foi escolhido como o interventor da federação.

“A Fifa e a Uefa não reconhecem tanto a decisão do tribunal arbitral como a nomeação de um ‘administrador’ para a PZPN. Continuamos a reconhecer a atual liderança da federação, com Michal Listkiewicz como única autoridade legítima para comandar o futebol na Polônia e representar o país internacionalmente. Como conseqüência, qualquer carta, correspondência e/ou comunicado que não seja assinado pela chefia reconhecida pela Fifa/Uefa, ou assinada sob a autoridade de Robert Zawlocki, será ignorada e considerada irrelevante”, afirmaram as duas entidades por meio de uma nota oficial conjunta.

Joseph Blatter e Michel Platini, presidentes da Fifa e Uefa, respectivamente, encaminharam uma carta a Listkiewicz sobre suas posições a respeito do caso. As duas entidades discutirão o assunto, e possíveis punições, no comitê executivo da Fifa (marcado em 23 e 24 de outubro, em Zurique) e no painel emergencial da Uefa, programado para esta mesma época.

Em diversos casos recentes de mudanças na diretoria de federações nacionais, a Fifa agiu com rigor para punir quem não seguiu os procedimentos considerados legais por ela. A entidade costuma suspender as seleções dos países envolvidos. No caso da Polônia, qualquer castigo pode colocar em risco a organização da Eurocopa-2012, que também terá a Ucrânia como sede.

Leia mais sobre: Fifa Uefa Polônia



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo