iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

28/09 - 17:27

Ronaldinho é o herói do dérbi entre Milan e Inter
Titular, brasileiro marcou de cabeça o gol da vitória em cruzamento de Kaká; Lazio vira líder ao fim da rodada 

Trivela.com

>> Com grande ataque, Lazio vence e assume a ponta do Italiano
>> Leia mais sobre futebol italiano no blog A Bola na Bota
>> Cicinho admite que vitória da Roma evitou clima de crise
>> Ronaldinho dedica primeiro gol ao aniversariante Berlusconi

MILÃO (Itália) - Ronaldinho viveu seu primeiro grande momento no futebol italiano ao marcar o gol da vitória do Milan por 1 a 0 sobre a Internazionale, no dérbi deste domingo pela quinta rodada da Série A. De volta ao time titular, o brasileiro ajudou o time a conquistar sua terceira vitória consecutiva no campeonato e quebrar a invencibilidade dos 'nerazzurri', que ainda perderam a liderança.

O Milan foi a 9 pontos e ocupa a sexta posição na tabela, apenas um ponto atrás da Inter, quarta. A líder agora é a Lazio, que foi a 12 pontos com a vitória por 3 a 1 sobre o Torino. O Napoli vem a seguir com 11, enquanto Catania e Udinese têm os mesmos 10 pontos da Inter.

A lesão sofrida por Marco Borriello no meio da semana abriu espaço para a entrada de Ronaldinho, que perdeu a posição de titular após as duas derrotas consecutivas sofridas pelo Milan no início do campeonato. O técnico Carlo Ancelotti escalou o ex-Barcelona ao lado de Kaká e no apoio a Pato, no esquema 4-3-2-1.

Na Inter, José Mourinho escalou seu preferido 4-3-3, com Ricardo Quaresma de volta ao time e Adriano começando na reserva. Na defesa, o argentino Nicolás Burdisso foi preferido ao colombiano Iván Córdoba.

O Milan foi melhor no primeiro tempo e poderia ter aberto o placar aos 25 minutos. Kaká fez grande jogada pela esquerda, se livrou de Patrick Vieira e chegou à linha de fundo. Após um desvio na defesa, a bola chegou para Ronaldinho, que bateu de primeira e obrigou Júlio César a fazer uma grande defesa para escanteio.

O gol rossonero chegaria aos 36 minutos. Kaká recebeu lançamento em profundidade pela direita e cruzou com precisão para Ronaldinho, livre, cabecear no ângulo esquerdo.

AP
rona
Ronaldinho sobe mais que Cambiasso e testa no ângulo, sem chances para Júlio César



A Inter era pouco efetiva no ataque, sobretudo por causa da noite pouco inspirada dos pontas Quaresma e Mancini. Antes do intervalo, o goleiro milanista Christian Abbiati foi exigido apenas em chutes de longa distância, nenhum com real perigo.

O panorama não se modificou no início da segunda parte, e Mourinho decidiu fazer duas alterações aos 13 minutos, tirando Marco Materazzi e Mancini para as entradas de Adriano e Julio Cruz. Cristian Chivu foi deslocado para a zaga, e Javier Zanetti recuado para a lateral-esquerda.

O jogo passou a se desenvolver no campo de ataque da Inter, com o constante risco de levar o segundo gol em um contra-ataque. No entanto, o Milan continuava se defendendo bem. Para aumentar a proteção à defesa, Ancelotti substituiu Pato por Mathieu Flamini, adiantando Clarence Seedorf para a ligação entre meio e ataque.

A situação da Inter ficou mais complicada aos 31 minutos, quando Burdisso cometeu falta em Kaká e acabou expulso com o segundo cartão amarelo. Mourinho, então, foi para o tudo-ou-nada, trocando Vieira pelo meia Dejan Stankovic. Pouco depois, Materazzi recebeu cartão vermelho no banco de reservas, por protestos contra a arbitragem.

A sete minutos do fim, Ronaldinho para a entrada de Andriy Shevchenko. O brasileiro deixou o gramado aplaudido pelos torcedores milanistas, em maioria no estádio Giuseppe Meazza, já que o time tinha o mando de campo. A pressão interista ficou mais intensa no final - Adriano chegou a falhar em uma cabeçada dentro da pequena área -, mas o Milan resistiu e saiu com a vitória.

Confira os jogos da quinta rodada da Série A:

Sábado, 27/setembro

Sampdoria 0x0 Juventus
Fiorentina 1x0 Genoa

Domingo, 28/setembro

Bologna 0x1 Napoli
Catania 1x0 Chievo
Lecce 2x0 Cagliari
Palermo 1x0 Reggina
Roma 2x0 Atalanta
Torino 1x3 Lazio
Udinese 2x1 Siena
Milan 1x0 Internazionale


Leia mais sobre: Milan Inter de Milão Ronaldinho



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Getty Images

O dia do camisa 80
Ronaldinho é festejado por Ambrosini, Kaká e Pato, para delírio da torcida milanista no San Siro

Topo