iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

27/09 - 21:30

Na luta contra rebaixamento, Santos e Lusa medem forças na Vila
Quando a bola rolar para Santos e Portuguesa no domingo, às 18h10 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, o destino das duas equipes no Campeonato Brasileiro pode começar a ganhar mais nitidez. Na parte de baixo da tabela, Peixe e Lusa entram em campo buscando a vitória, que daria um ânimo maior para o vencedor na luta conta a queda para a Série B.

Gazeta Esportiva

No entanto, a situação dos dois é complicada. A Portuguesa está na zona da degola, na 18° colocação, com 26 pontos, mas vem de uma importante vitória sobre o Botafogo por 3 a 1. Já os santistas estão um pouco melhor situados na tabela, pois ocupam a 14° posição, com 29 pontos ganhos. Entretanto, a goleada sofrida para o Goiás na última rodada serve de alerta para os jogadores.

O lateral Wendel, do Peixe não acredita em facilidades neste clássico, ainda mais pela proximidade dos dois clubes na classificação do campeonato. “A Portuguesa é um time que sempre complica quando atua fora de casa. É um jogo de seis pontos, iremos atuar na Vila, com a força da nossa torcida”, comentou o jogador, que também atua como volante.

Para a partida deste domingo, o Santos contará com o retorno do zagueiro Domingos, que formará dupla de zaga com Fabiano Eller. “A volta dele é muito importante, pois é uma peça fundamental dentro do nosso grupo. O Domingos e o Eller estão bastante entrosados e isso dá uma proteção maior ao nosso goleiro (Douglas)”, opinou o técnico Márcio Fernandes.

No mais, o Peixe deve manter a mesma formação dos últimos confrontos. Há uma remota possibilidade de o ala Pará entrar no time na vaga de Michael. Mesmo tendo participado bem quando entrou no decorrer dos jogos contra Vitória, Fluminense e Goiás (quando marcou um gol), Pará deve ser preterido pelo treinador santista, que daria mais uma chance para Michael começar como titular.

Do outro lado, a Portuguesa vem embalada pela virada diante do Botafogo no Canindé, e quer uma nova vitória na Vila Belmiro. Para este compromisso, a Lusa terá a volta do zagueiro Halisson e do atacante Jonas – que, coincidentemente, já defenderam a camisa santista. Outro ex-jogador do Peixe é o lateral Athirson, que estreou na última rodada pela Lusa.

Para o técnico Estevam Soares, um resultado positivo na Baixada Santista seria fundamental para a sua equipe. ˝Nós fizemos alguns cálculos e, se cumprirmos nosso dever, temos chances não só de nos livrarmos do rebaixamento, como sonhar com um lugar na Sul-americana˝, projetou.

Desta vez, o comandante deve escalar o time no esquema 3-5-2, mantendo Edno no ataque, na mesma posição na qual marcou duas vezes na última rodada. Outra novidade é a volta do volante Gavilán no meio, deixando Preto como o responsável por armar as jogadas ofensivas.

Contando também com a opção de reforço do atacante Fabrício Carvalho, liberado por uma liminar concedida pela justiça nesta quinta-feira, a Portuguesa assegura conhecer o poder de fogo do santista Kléber Pereira, artilheiro absoluto do Brasileirão com 18 gols. Deste total, 17 foram marcados na Vila Belmiro. Mesmo assim, Estevam Soares garante que não haverá marcação especial em cima do goleador alvinegro.

“Temos que ter atenção. O Kléber Pereira é um ótimo centroavante e merece ser marcado como qualquer outro jogador de sua categoria. O elenco do Santos tem qualidade e todos os seus atletas precisam ser bem marcados”, avaliou o técnico da Lusa.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X PORTUGUESA

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 28 de setembro de 2008, domingo
Horário: 18h10 (horário de Brasília)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP)

SANTOS: Douglas; Wendel, Domingos, Fabiano Eller e Kléber; Roberto Brum, Rodrigo Souto, Bida e Pará (Michael); Nelson Cuevas e Kléber Pereira
Técnico: Márcio Fernandes

PORTUGUESA: André Luis; Ediglê, Bruno Rodrigo e Erick; Patrício, Rai, Gavilán, Preto e Athirson; Jonas e Edno
Técnico: Estevam Soares

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias