iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

27/09 - 21:25

Gre-Nal pode definir rumo de Inter e Grêmio no Brasileirão
Máxima de que resultado do clássico arruma a casa poderá ser comprovada nos jogos seguintes de Grêmio e Internacional

Gazeta Esportiva


PORTO ALEGRE - Neste domingo, às 18h10 (de Brasília), o gramado do Beira-Rio receberá Internacional e Grêmio, dois times proibidos de perder. Na verdade, serão duas equipes obrigadas a vencer. Após os 90 minutos, o resultado interferirá no ânimo tanto do lado vermelho quanto no lado azul no Rio Grande do Sul.

Quando a CBF divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro, não se imaginava que o Gre-Nal do returno seria tão importante faltando 12 rodadas para o fim do torneio. O clássico número 373 matematicamente não definirá o futuro de nenhum dos clubes, mas a máxima do ex-dirigente colorado Ibsen Pinheiro de que “Gre-Nal arruma a casa”, poderá ser comprovada nos jogos seguintes.

Tendo diminuído a diferença do quarto colocado de nove para quatro pontos, o Inter de Tite está em ascensão. A vitória sobre o rival pode aumentar a quantidade de oxigênio nos pulmões colorados para ter fôlego para as últimas rodadas.

Os tricolores vivem fase distinta. A vantagem na liderança despencou de seis para um ponto. Vencer o rival, além de manter a ponta, traz novo ânimo ao ambiente gremista. Se os três pontos não vierem, a liderança fica ameaçada e o elenco pode entrar em depressão.

A semana do clássico começou tensa. A diretoria do Grêmio queria árbitro gaúcho para apitar o jogo. O presidente Paulo Odone ironizou dizendo que o Inter é favorito para vencer o confronto, já que possui um elenco de galácticos, enquanto os jogadores gremistas são operários.

A resposta colorada foi de que o Tricolor queria condicionar a arbitragem e por isso era preciso um árbitro de fora. O sorteio agradou todos, pois o juiz será Evandro Rogério Roman, gaúcho de Erval Grande, radicado há muitos anos no Paraná.

Entre os profissionais do futebol, o que impera é o respeito e ninguém se arrisca a citar um favorito. “Os clássicos em que tive a oportunidade de trabalhar não têm favorito nunca. Falei isso quando estava em situações melhores, piores e continuo com a mesma opinião. Estamos crescendo e buscamos recuperar pontos, que principalmente nos cinco primeiros jogos esteve abaixo do esperado”, relatou o técnico colorado Tite.

O treinador terá apenas um desfalque para domingo, o lateral direito Ricardo Lopes, suspenso. Seu substituto ainda não está definido, mas tudo indica que será Ângelo. A estratégia para o Gre-Nal contou com a preservação dos principais jogadores na partida de quinta-feira diante da Universidad Católica, no Chile, pela Copa Sul-americana.

No Grêmio a situação não é tão simples. Como um confronto deste porte precisa de um mistério, Celso Roth apimenta o clássico com suas dúvidas sobre a equipe que entrará em campo. O zagueiro Pereira e o volante William Magrão retornam de lesão e são interrogações. O problema de última hora é o atacante Perea. Ele torceu o tornozelo durante os treinos da semana e sua escalação será definida somente no vestiário do Estádio Beira-Rio. Caso os dois primeiros fiquem de fora, Jean e Orteman seguem no time. Caso o colombiano não se recupere a tempo, Soares ganha sua vaga.

“É besteira das maiores apontar favorito num jogo como esse. Independente de elenco ou colocação na tabela, um clássico desses é decido em detalhes. A gente não pensa em derrota”, opinou o goleiro gremista Victor. A expectativa é de um Beira-Rio lotado, fato que não ocorreu nos jogos da Sul-americana.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X GRÊMIO

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 28 de setembro de 2008, domingo
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braat (Fifa-PR) e Milton otaviano dos Santos (Fifa-PR)

INTERNACIONAL: Clemer, Ângelo, Índio, Bolívar e Gustavo Nery; Edinho, Magrão, Guñazu e D’Alessandro; Alex e Nilmar
Técnico: Tite

GRÊMIO: Victor; Léo, Jean (Pereira) e Réver; Paulo Sérgio, Rafael Carioca, Orteman (Willian Magrão), Anderson Pico e Tcheco; Soares (Perea) e Marcel
Técnico: Celso Roth


Leia mais sobre: Internacional Grêmio



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo